Como otimizar o tempo dos cuidados com a casa?

05:00


Se tem uma coisa que esse momento que estamos vivendo despertou foi para a importância de cuidarmos da nossa casa. Veio também a percepção do tempo que isso demanda da gente e a necessidade de otimizar isso. A gente entendeu que um ambiente agradável, acolhedor e organizado interfere na nossa produtividade e ao mesmo tempo se deu conta de que manter isso gera uma sobrecarga imensa. 

O que fazer então para manter um ambiente agradável e saudável que favoreça a nossa produtividade sem perder tempo demais e nos deixar sobrecarregados e cansados a ponto de esgotar a nossa produtividade? A resposta está nos seguintes passos:

  • entender a sua relação com o seu espaço: perceber o uso que você dá a cada ambiente da sua casa, porque ele é importante, o que ele significa para você e como ele pode atender a suas necessidades. Analisar com carinho cada parte da sua casa refletindo sobre como você se sente em cada uma delas.
  • identificar as suas necessidades e limites: a partir da observação, perceber o que te incomoda mais, o que é realmente imprescindível e o que é supérfluo. Reconhecer qual o limite da bagunça pra você. Aqui eu lido bem com a pia cheia, mas o chão sujo sem varrer me incomoda, por exemplo. Perceber esses detalhes é importante para criar o seu ideal de limpeza e organização e não tentar reproduzir ideais e expectativas externas.
  • listar as atividades e o tempo que cada uma vai exigir de você: monte sua lista de pendências relacionadas a casa (ajustes e consertos, compras) e o seu checklist de atividades periódicas (coisas a fazer todo dia, toda semana, todo mês) e tente identificar quanto tempo precisa para realizar cada coisa. Isso vai te ajudar a pensar em perspectiva e talvez até reavaliar se em termos de resultado e benefícios aquilo realmente vale a pena ou se vale mais rever seus níveis de tolerância.
  • montar um cronograma de manutenção da casa: você já sabe o que precisa ser feito e quanto tempo cada coisa vai levar, então é hora de distribuir as tarefas e planejar o momento de colocar a mão na massa se encaixando com as demais atividades que precisa fazer. Lembra da importância do equilíbrio e busque ajuda com os outros moradores da casa. Deixe que todos participem e envolva sempre que possível e não esqueça que o seu nível de tolerância é diferente do das outras pessoas e o que vocês precisam é encontrar um denominador comum que atenda a todos.

Pode ser que em um primeiro momento o esforço precise ser maior para estruturar essa rotina ou até mesmo para definir a organização de cada espaço (onde cada coisa precisa ficar e migrar as coisas para o local correto de acordo com o uso e praticidade do ambiente). Mas depois dessa dedicação inicial (que você pode encarar como um projeto de otimização dos cuidados com a casa, planejando, distribuindo tarefas e executando), você vai perceber (se você fizer direitinho) que a manutenção vai ficando mais tranquila e te tomando menos tempo (na maioria das vezes vai bastar aquela ronda diária que já comentei aqui).

É uma sensação gostosa demais, fazer aquela pausa nas atividades, olhar ao redor e perceber que o seu ambiente está leve, organizado e contribuindo para que você se mantenha disposto e focado nas suas prioridades! Você sente isso aí na sua casa? Conta pra mim nos comentários.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP