Ronda diária - recolha o que está fora do lugar

05:00



Muita gente acha que organizar dá trabalho e toma muito tempo. Mas hoje eu vim aqui dar uma dica que vai te fazer rever isso e perceber que é mais fácil do que você imagina: inclua uma ronda pela casa na sua rotina.

Pode parecer bobo e fácil demais pra trazer algum benefício, mas se você fizer disso um hábito, pode ter certeza de que vai fazer uma baita diferença da sua vida. Deixa eu te contar porque:

  1. Movimento e constância fazem mais efeito do que alta intensidade realizada eventualmente.
  2. Um hábito simples te faz sentir feliz e confiante para saltos maiores.
A verdade é que as vezes tudo o que a sua vida precisa é de um pouquinho de atenção e cuidado todos os dias. Isso vale para todas as áreas da sua vida e eu prego muito isso nas minhas consultorias como estratégia para manter o equilíbrio e a produtividade.

Mas vamos aos detalhes a respeito da ronda: a ideia é que você percorra a sua casa com uma caixa, cesto ou saco (ele precisa ser um pouquinho maior que um saco de supermercado). Eu gosto de ter também um bloquinho e caneta ou o celular junto, mas depois eu te conto o motivo.

Em cada cômodo da sua casa, você dá uma olhada geral e vê o que está ali que não pertence àquele lugar e então coloca na caixa. Segue assim para todos os cômodos e quando estiver em um ao qual pertence algum item que já está na caixa, aproveita para colocar ele no lugar certo. 

No final da ronda, ou vai estar tudo no lugar, ou você vai ter alguns objetos que não sabe onde colocar, são lixo ou que não tem ainda lugar definido. Se for o último caso e você tiver tempo, analisa se aquelas coisas de fato fazem sentido manter e já desapega colocando em uma caixa de doação ou juntando com o que é lixo e jogando logo fora. 

Se ficaram objetos que você não sabe onde colocar, então é sinal de que você está precisando investir um tempinho em setorização. Em definir o lugar para aquelas coisas. Nesse caso, a pergunta que você precisa se fazer é: para que eu uso isso, ou onde isso poderia ficar de uma maneira que me agrade? Pronto, é só colocar nesse lugar próximo ao seu uso ou a outras coisas parecidas ou onde ele possa te trazer alegria.

Agora deixa eu te explicar o porque do bloco de anotações ou celular...quando eu faço a minha ronda, volta e meia percebo algo que está me incomodando nos cômodos e que não tem a ver com objetos espalhados, tem a ver com a disposição dos móveis ou alguma organização que não está funcionando muito bem e que precisa de uma dedicação maior do que a ronda. Nesse caso, eu anoto e coloco na minha lista de próximas ações que eu reviso semanalmente no meu momento de planejamento e então priorizo e defino quando será o momento para me dedicar a isso.

E organização é isso, sabe? Começa com a clareza a respeito das coisas, passa por uma reflexão a repeito do que é importante para você, uma triagem para desapegar do que não faz mais sentido e a definição do lugar que o que fica ocupa na sua vida. 

A gente falou de espaços e objetos, mas vale para todas as áreas da sua vida. Atividades, informações, idéias, projetos, relacionamentos. Que tal implementar esse hábito na sua vida?

You Might Also Like

1 comentários

Sou associada ANPOP