O que eu aprendi sobre organização com meu pai

05:00

Hoje meu pai estaria fazendo aniversário e como homenagem resolvi trazer algumas dicas de organização que ele me ensinou ou me deu de exemplo ( o que dá no mesmo na verdade porque a gente também aprende pelo exemplo né?).

Ele não era assim muito organizadíssimo não porque ele gostava muito de guardar as coisas. Tinha ainda o primeiro carrinho e time de futebol de botão (que eu já repassei para meus irmãos pois ele tinha me dado pra guardar de relíquia como filha mais velha). A papelada também não era lá muito organizada pelo mesmo motivo, era muito papel. Ele tinha guardadas contas de luz do primeiro apartamento da vida dele onde eu morei quando nasci, tipo quase 40 anos atrás, então já viu o volume de papel né?

Mas ele me deixou vários aprendizados importantes que vou compartilhar com vocês porque me ajudam muito:

  • Digitalizar coisas importantes - ele era super fã de tecnologia e passou a digitalizar fotos e vídeos antes mesmo de se falar sobre a importância de migrar essas coisas para o digital para manter os registros.
  • Manter as superfícies da cozinha livres - ele pendurava tudo que era utensílio ou colocava em prateleiras para liberar as bancadas em casa e quando veio me visitar fez o mesmo por aqui pra que eu tivesse espaço pra higienizar as coisas da bebê. Ele tinha um laticínio na fazenda e dizia que além de praticidade, era uma questão de higiene também.
  • Manter as coisas próximas ao seu local de uso - essa era a principal estratégia de organização dele acho. A praticidade pra ele era super importante e ele ia colocando ganchos pra pendurar as coisas perto de onde ele precisava.
  • Encarar os estudos como uma rotina - os estudos eram super importantes pra ele, ele acompanhava os boletins, estudava com a gente quando precisava (as matérias de exatas, no caso, porque era bom nisso) e cobrava que a gente estivesse com as matérias em dia. Mesmo que estivéssemos ruins de grana ele sempre dizia que pra livros e materiais escolares a gente dava um jeito. Se eu estudava a tarde, pela manhã tinha que estudar. O dever de casa do dia anterior ou ler adiantado o assunto da próxima aula.
  • Priorização - ele sempre me ensinou que tempo era uma questão de prioridade e questionava minhas escolhas para que eu pudesse ter certeza de que estavam alinhadas a meus princípios.
  • Planejamento - de compras maiores a viagens, ele costumava compartilhar a necessidade de planejarmos antecipadamente e nos estruturarmos para isso. Não existia tomar uma decisão por impulso, tinha que ter lógica e fazer sentido.
  • Estruturação de processos - ele adorava entender como as coisas funcionavam. Contava sempre a história do rádio que ele comprou quando era pequeno e desmontou todinho pra entender como funcionava. Era encantado pelas inovações e seu processo de funcionamento ou construção. "Isso é genial" ele dizia, e contava todos os detalhes que tinha descoberto sobre qualquer coisa que ele tivesse ficado encantado.
  • Dias de descanso - ele trabalhava muito e tinha época que a gente quase não via ele pois viajava a trabalho ou ficava no trabalho até tarde. Mas quando ele estava em casa descansando era outra vibe. Quando éramos pequenas perguntávamos "hoje é dia de shorts papai?" e era como na foto que ilustra esse post, ele colocava o short e ficava com a gente. Deitado na rede ou no sofá, ouvindo música, assistindo um filme ou vendo tv, jogando algum jogo, indo a praia, comendo acarajé na Dinha ou sorvete na Ribeira, almoçando na casa dos meus avós. Ter espaço para dias de descanso é super importante para uma boa rotina de trabalho, viu minha gente?

Gestão do tempo não era muito seu forte, minha mãe que me ensinou sobre pontualidade porque ele sempre se atrasava e fazia a gente se atrasar nas coisas. Mas acho legal dizer isso aqui porque ninguém é totalmente organizado ou totalmente desorganizado, a gente é sempre um pouquinho de cada em diferentes momentos da vida.

E você? Sua família era organizada? Com quem você aprendeu a organizar? Você dá o exemplo para seus filhos? Me conta aqui nos comentários e vamos continuar a conversa.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP