Atitude e um futuro organizado

05:00



Sabe qual o perfil comportamental que menos aparece nos meus clientes de consultoria (eu aplico essa ferramenta de estilo comportamental em todos no início do processo)? A personalidade executora: posicionamento, ação, protagonismo. Veja bem, não é que não apareça vez ou outra esse perfil com uma dificuldade natural de planejamento, aparece mas, ainda assim, me intriga que seja tao pouco. Então hoje eu resolvi refletir aqui contigo sobre isso.

Você não acha estranho que o perfil de Organização/ Estratégico não seja o que menos aparece no universo de meus clientes de consultoria em Organização e Produtividade? Eu achava bem estranho no início. Quando eu fiz a minha formação em coaching eu acreditava que o perfil estratégico, analítico, tivesse já todas as ferramentas para uma vida organizada. Entretanto, quando comecei a aplicar a minha metodologia nos clientes fui observando que uma das coisas que mais interfere no que diz respeito as pessoas terem uma vida organizada na verdade são suas habilidades de execução.

Não adianta saber todas as técnicas, analisar, planejar, estruturar e não conseguir colocar em prática, não é verdade? A pergunta que fica no ar é: porque essa dificuldade e de onde ela vem? 

Deixa então eu te contar alguns dos motivos que impedem as pessoas de partirem pra ação que mais aparecem nos processos de consultoria e aí você me diz se você se identifica com algum:

  • Perfeccionismo: quando nunca nada está bom o suficiente, quando tudo pode sempre melhorar mais um pouco, você nunca coloca o bloco na rua. E se sente mal, acha que não é capaz e o ciclo continua. Porque não tenta dar por encerrada a sua contribuição com o que é possível no momento e dá a oportunidade de focar a sua atenção em outras coisas igualmente ou até mais importantes? O perfeccionismo pode estar te cegando e te fazendo perder a visão do todo. 
  • Planejamento exagerado: planejar é importantíssimo, mas não é tudo nessa vida. Perde o sentido planejar por planejar, sem executar. O objetivo do planejamento é contribuir para uma melhor execução. Mas o objetivo é a execução. Muitas ideias maravilhosas, estruturadas, estratégicas e que nunca são implementadas não servem ao seu propósito. Tente planejar apenas o suficiente para colocar no ar, colher opiniões, refletir e então, se necessário, fazer ajustes?
  • Falta de Coragem: insegurança, ausência de autoconfiança, excesso de auto-crítica, a coragem vem de assumir suas imperfeições e agir em direção ao que acredita. Se tá difícil agir, comece com passos menores e se mantenha em movimento até que ganhe a segurança necessária para avançar.
  • Preocupação maior com os outros do que consigo mesmo: se preocupar com as pessoas é lindo, mas fica estranho se você esquecer que você também é uma pessoa e também precisa de atenção. A gente só deve oferecer o que tem transbordando na gente. Cuidar do outro demanda antes autocuidado. Olhar pra dentro, para suas vontades e desejos e então tentar alinhar para que todos fiquem bem, em equilíbrio é um caminho mais justo para te colocar em ação por si mesmo.
  • Distrações:  perder o foco, agir em múltiplas direções desperdiçando energia, se deixar levar pelas pressões e solicitações externas. Pode ser fuga de algo que tá incomodando e você não quer ou não consegue ainda ver, pode ser cansaço, pode ser insatisfação em demasia. Mergulhar fundo para entender e descobrir o que é prioridade te ajuda a agir nessa direção. 

Se organizar, ter uma vida leve e produtiva é algo que todos nós queremos. Mas nem sempre a gente consegue e existem várias razões para isso. Aqui no blog você aprende várias técnicas, lê sobre o que é preciso fazer. Mas se você não começar a refletir sobre o motivo de não estar ainda colocando em prática, fica difícil ajudar. Se você quer se organizar, precisa ter atitude e agir em direção a esse (e qualquer outro) objetivo. 

Você pode começar me dizendo o que é mais difícil para você nos comentários, me mandando um e-mail sugerindo temas relacionados a suas dificuldades, ou vir fazer a consultoria comigo. Ou, você pode agir, agora e fazer o que é preciso seguindo alguma das várias dicas que já dei aqui.


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP