Principais preocupações da pandemia e como lidar com elas

05:00



Na enquete que eu fiz sobre esse momento que estamos vivendo eu perguntei o que mais preocupa nesse momento. Já fiz aqui um post sobre preocupações e como se organizar para lidar com elas, mas hoje eu vou falar especificamente sobre as que surgiram como resposta da enquete.
  • "quando vai acabar e por quanto tempo isso vai durar": não sabemos e isso causa uma angústia, principalmente porque ficamos sem visibilidade do futuro, achamos que não podemos planejar e isso leva a insegurança. Mas sabe o que você pode fazer? Ter dois planos. Um para enquanto durar o isolamento e outro para quando ele acabar. Você pode também fazer algumas projeções para se sentir mais seguro sobre os impactos dos vários contextos, mas resolver realmente e eliminar essa preocupação da sua vida totalmente você não vai conseguir.
  • "quando serão apresentados dados convincentes": pois é, em quem confiar? Somos inundados de informação das mais diversas fontes e muitas são contraditórias entre si. Isso sem falar nas notícias falsas que se espalham e nos preocupam antes que possamos descobrir sua fonte. Já falei sobre isso aqui, mas não custa lembrar: escolha em quem confiar e siga sua intuição. Sim, você tem uma arma poderosa ai na sua mente para identificar possíveis alertas. Avalie os impactos e faça suas escolhas.
  • "meus pais": os mais idosos são grupo de risco e é natura fica preocupado com eles. Só que essa preocupação precisa estar a serviço de ajudá-los e em exagero pode piorar a situação. Idosos quando contrariados ou tendo sua liberdade cerceada podem ter o impulso de revidar quebrando o bloqueio colocando tudo a perder. Vá com calma e estimule-os a ficar em casa e se cuidar através do exemplo, do lúdico, da atenção e do carinho. 
  • "não saber o que pode acontecer e imaginar o pior": esse é o grande lance das preocupações, elas fazem a gente criar monstros na nossa mente que passam a ocupar todo o espaço e então todo o nosso tempo é dedicado a alimentá-lo. a gente realmente não pode controlar o futuro e saber o que vai acontecer (a própria pessoa que comentou já colocou essa observação) então o que a gente pode fazer é se lembrar disso e imaginar coisas boas como consequência disso tudo.
  • "saúde da família": a pandemia coloca realmente em risco nossa saúde e se preocupar com isso é natural e importante para que tomemos as medidas de higiene necessárias para nos cuidarmos. Use essa preocupação como uma força para agir e não para paralisar.
  • "manter o equilíbrio": com a sobrecarga e mudanças de papeis e responsabilidades dentro de casa, manter um olhar saudável para a rotina e todas as áreas da vida que nos tornam inteiros é uma preocupação interessante se ela for utilizada também como uma força para agir e reestruturar por exemplo a sua rotina para manter o equilíbrio.
  • "alto índice de desemprego e sofrimento dos que mais necessitam": sim, somos privilegiados e podemos usar esse privilégio para ajudar quem está necessitamos através de doações ou da manutenção do pagamento de serviços que já constavam como parte do nosso orçamento. Mais uma vez, a preocupação em si não resolve mas pode ajudar a agir.
  • "retorno econômico pós pandemia": se encaixa no "não saber o que pode acontecer". O que sabemos é: algo vai mudar nas nossas relações pessoais e econômicas. Na verdade já mudou. Não sei você mas essa preocupação aqui em casa tem nos feito refletir melhor sobre nossos gastos e nos organizar para evitar impactos negativos futuros.
Faça o que estiver a seu alcance, use a preocupação como uma provocação para agir. Quanto ao que você não pode controlar, você aceita. E sabe o que não podemos controlar? Sentir preocupação. Então, espero que esse post tenha te ajudado a aprender a lidar melhor com ela. 

Se acolha, se cuide e faça o que estiver a seu alcance para lidar com a crise e se preparar para o retorno.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP