Prioridades e quarentena

05:00




Hoje é dia de mais um post sobre como lidar com a quarentena! Na enquete que fiz no Instagram apareceu que a grande maioria das pessoas tem sentido uma dificuldade grande para definir prioridades na quarentena. Então, apesar de já ter falado aqui sobre prioridades e escolhas, hoje eu vim falar um pouco mais sobre isso no contexto do que estamos vivenciando no isolamento.

Sabe o que a pandemia fez na verdade com as nossas prioridades? Subverteu, chacoalhou e inverteu. Nossas prioridades normalmente tem a ver com o que é importante pra gente em um nível mais profundo e subjetivo, está relacionados a nossos valores e personalidade. Em condições normais conflitos de prioridades na verdade tem mais a ver com as nossas prioridades em conflito com as prioridades dos outros.

Mas nesse momento, estamos sendo privados de algumas necessidades básicas com as quais não precisávamos nos preocupar. Estamos tendo que nos preocupar e dar atenção a atividades que garantam nossa alimentação, higiene, saúde, segurança, liberdade, relacionamentos. 

Conhece a pirâmide de Maslow?  Sua teoria é representada em pirâmide onde a base representa essas necessidades relacionadas a sobrevivência básica enquanto o topo está mais relacionado a estima e realização pessoal (que era onde a gente concentrava as prioridades antes da pandemia). Segundo a teoria de Maslow "um indivíduo só sente o desejo de satisfazer a necessidade de um próximo estágio se a do nível anterior estiver sanada". Já viu onde eu quero chegar? A gente estava focando nos níveis superiores da pirâmide, veio o vírus e nos obrigou a olhar pra base. 

Aí a gente ficou confuso. Tava acostumado a focar nossa rotina em trabalho, lazer, auto-cuidado, desenvolvimento pessoal, ai vem o vírus e a gente precisa se preocupar em incluir na rotina as atividades de preparar a comida, fazer a limpeza da casa, cuidar da saúde, coisas que delegávamos a outros profissionais. Isso sem falar no isolamento imposto que nos afasta das pessoas que amamos. É a receita pra angústia e ansiedade. 

É por isso que nesse momento a gente precisa mesmo refletir sobre prioridades e vai ser mesmo difícil priorizar porque o que a gente queria estar fazendo não é o que a gente precisa fazer no momento.  Eu acho insuportável fazer faxina e comida mas não posso mais delegar isso para outras pessoas então nem chega a ser uma escolha na verdade, a prioridade vai ter que ser os cuidados básicos.

Mas duas coisas aí podem estar afetando essa questão e colocando um peso a mais:
  • você quer manter um nível de exigência e perfeccionismo nas questões básicas o que te toma um tempo enorme e te deixa chateado porque não são coisas que você gosta de fazer ou preferiria estar fazendo.
  • você quer fazer tudo que já fazia antes e ainda incluir as necessidades básicas e se sente exausto e sobrecarregado.

É hora de simplificar as coisas, reduzir expectativas e nível de exigência, entender que é uma fase e fazer o mínimo para ter suas necessidades atendidas e tornar viável a sua rotina.

Me diz aí, o que tem sido mais difícil nesse momento em termos de priorização?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP