Minha rotina atual - Organização e Caos

05:00

 
Esse ano eu estou com um volume imenso de atividades, um ritmo intenso de rotina e acho importante compartilhar com vocês minhas sensações e reflexões sobre o assunto, além de contar como eu tenho feito para "dar conta". Vem comigo!

Eu compartilhei no início do ano meus blocos de tempo no Instagram, olha:




Algumas coisas mudaram um pouco, então deixa eu te contar minha rotina atual:
  • Segunda feira - Acordar, tomar café, ler, colocar o café da filha, fazer pilates, tomar banho, ir andando pra aula presencial na faculdade, voltar andando, colocar lanche pra filha, atender sessão de consultoria, participar de reunião de trabalho, comer e colocar o almoço pra filha, levar a filha na escola, descanso de meia hora, tarde de trabalho, pegar a filha na escola, ver a agenda, o dever e preparar a mochila dela pro dia seguinte, monitorar o banho dela, preparar jantar pra gente, ficar com ela, organizar as coisas pro dia seguinte, momento com o marido e dormir.
  • Terça feira - Acordar, tomar café, ler, colocar o café da filha, fazer pilates, tomar banho, levar filha na natação, colocar lanche pra filha, ir andando pra aula presencial na faculdade, voltar andando, colocar o almoço pra filha, levar a filha na escola, comer, descanso de meia hora, tarde de trabalho, pegar a filha na escola, ir andando para a aula presencial na faculdade, voltar andando, ver a agenda, o dever e preparar a mochila dela pro dia seguinte, jantar , organizar as coisas pro dia seguinte e dormir.
  • Quarta-feira - Acordar, tomar café, ler, colocar o café da filha, fazer pilates, tomar banho, assistir aula online, colocar lanche pra filha, terapia online, comer e colocar o almoço pra filha, levar a filha na escola, descanso de meia hora, tarde de trabalho, pegar a filha na escola, ver a agenda, o dever e preparar a mochila dela pro dia seguinte, monitorar o banho dela, preparar jantar pra gente, ficar com ela, atender sessão de consultoria, organizar as coisas pro dia seguinte, momento com o marido e dormir.
  • Quinta-feira - Acordar, tomar café, ler, colocar o café da filha, fazer pilates, tomar banho, assistir aula online, colocar lanche pra filha, levar filha na terapia, comer fora com a filha, deixar a filha na escola, andar até em casa, descanso de meia hora, tarde de trabalho, pegar a filha na escola, ver a agenda, o dever e preparar a mochila dela pro dia seguinte, monitorar o banho dela, preparar jantar pra gente, ficar com ela, atender sessão de consultoria, organizar as coisas pro dia seguinte, momento com o marido e dormir.
  • Sexta-feira - Acordar, tomar café, ler, colocar o café da filha, fazer pilates, tomar banho, assistir aula online, colocar lanche pra filha, levar filha na fono, comer fora com a filha, deixar a filha na escola, andar até em casa, descanso de meia hora, tarde de trabalho, pegar a filha na escola, ver a agenda, o dever e preparar a mochila dela pro dia seguinte, monitorar o banho dela, preparar jantar pra ela, assistir aula online, ficar em família e dormir.
Essa é a rotina de uma mãe, empreendedora autônoma individual, esposa, mulher, estudante universitária em segunda graduação. Aí nessa rotina não estão as coisas que resolvo na rua (aproveito as saídas), os finais de semana (varia um pouco, mas eu sempre planejo), os estudos e revisão do dever de casa da filha (rola nos intervalos da manhã ou no final de semana), leituras e trabalhos da faculdade (na maior parte das vezes nos finais de semana e a noite entre a filha dormir e o marido acabar o trabalho ou aula) e coisas referentes ao inventário de meu pai (pagamentos mais no início do mês, acompanhamentos do processo e resolução de problemas administrativos pontuais).

É bastante coisa e eu aposto que você também tem um dia a dia com bastante atividades por aí, não é? Toda vez que a rotina muda (normalmente na virada de cada semestre) eu demoro um tempinho pra me acostumar, mas depois que acostumo lido bem com a rotina.

Mas isso não significa que eu não experimente a sensação de caos no meu dia a dia. De onde vem a sensação de caos e de menos tempo nessa rotina, no meu ponto de vista:
  • Alternância entre contextos de atividades - autocuidado, cuidados com a filha, estudo, trabalho, lazer em família. Eu percebo que quando eu fico pouco tempo em cada bloco a sensação de correria fica maior. Mudar muito de contexto faz com que nossa mente demore um pouco a se readaptar e quando aceleramos esse tempo isso acaba nos afetando de maneira negativa.
  • Deslocamentos e caminhadas - depois de dois anos só em casa, voltar a me deslocar na rua, no calor, caminhando, tem cobrado seu preço. Desacostumei e me canso mais fisicamente. Isso tem me tomado um tempinho também que antes eu usava para mim e sinto falta dele.
  • Ser obrigada a fazer atividades em paralelo - por conta de levar a minha filha nas atividades dela pela manhã, acabo tendo que escutar algumas aulas enquanto me desloco e eu não gosto disso. Não gosto porque sou nerd e curto anotar e participar da aula e também porque sei que não faço nenhuma das duas coisas direito (nem atenção a aula nem a minha filha).

O que me ajuda a lidar com isso:
  • Apoio de outras pessoas - amigas da faculdade, moça que trabalha aqui em casa duas vezes por semana, meu marido, minha mãe, minha irmã que mora no rio, o grupo de whatsapp dos pais da escola. Essa rede de apoio é essencial para eu conseguir me lembrar das coisas, reduzir a sobrecarga e otimizar o tempo.
  • Pausas - Deitar e colocar a perna pra cima, fazer um lanche, assistir tv, tento incluir pelo menos alguns minutos de descanso ao longo do dia entre um bloco e outro para dar um respiro, refletir e até assimilar o que estou fazendo. Sinto que isso ajuda na minha disposição também.
  • Exercícios e boa alimentação - pilares da disposição, junto com o item anterior. O Pilates me ajuda bastante com a postura, alongamento, fortalecimento muscular e condicionamento físico para que o corpo possa aguentar o senta-levanta e as caminhadas. E comer bem, ter opções de alimentação que eu gosto e que não me deixam pesada também me fazem sentir melhor durante o dia.
  • Planejamento - a revisão e o planejamento semanal que eu faço sempre me dão a clareza que eu preciso para fazer escolhas ao longo dos dias. Se eu vejo que estou precisando dormir um pouco mais, vejo como é possível fazer isso minimizando os impactos no dia seguinte por exemplo. Consigo também aproveitar as oportunidades que surgem como um papo com uma amiga ou uma oferta no caminho.
  • Ter um livro e o celular sempre comigo - como boa leitora voraz, ando com um livro na bolsa, outro fica na mesa do café, vários na estante (em frente e atrás da mesa de trabalho), um na mesinha ao lado da cama. Isso me ajuda a aproveitar os momentos para mergulhar em um lazer que me acalma, me engrandece e me inspira. Já o celular, como tenho tudo meu organizado na nuvem, eu uso para acessar informações importantes ou pra adiantar a produção de conteúdo, por exemplo. Aproveito melhor os deslocamentos e esperas com esses hábitos simples.
  • Adequar expectativas - perfeição não existe e o dia tem 24h então uma coisa que eu faço sempre é revisar meu planejamento e adequar ao momento. As coisas acontecem sem a gente prever, a gente pode não estar no nosso "normal" e isso tudo impacta nossa sensação de produtividade. Então tento ficar atenta e replanejar o que percebo que não é viável.

Resumindo, a organização me dá clareza a respeito da minha rotina, me ajuda na priorização das minhas atividades e no planejamento do que preciso fazer. Isso significa pra mim uma rotina leve, ainda que com bastante coisas para fazer.

Eu não "dou conta" de tudo o que gostaria todos os dias, eu não cumpro exatamente o que planejei todas as semanas, eu deixo a desejar de vez em quando em alguns dos meus papéis e me culpo (e trabalho isso na terapia, claro).

Não é uma questão de "dar conta". Tem a ver com como eu me sinto a respeito do que eu me proponho a fazer, tem a ver com auto-observação e ajustes, tem a ver com experimentação e trocas.

E você? Como anda a sua rotina? Você sabe identificar o que vai bem e o que precisa melhorar? Tá precisando de ajuda?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP