Empatia e rotina

05:00



A rotina normalmente ajuda a gente a viver de maneira mais equilibrada caminhando em direção aos nossos objetivos. Eu disse normalmente porque nem sempre a gente lida bem com ela e muitas vezes é a falta de empatia com a gente mesmo que atrapalha mais do que qualquer outra coisa. Vem que eu te explico o que quero dizer com isso.

Tem muito preconceito envolvendo a palavra rotina (fiz até um vídeo no youtube sobre isso, clica aqui pra assistir) que ela engessa, tira a espontaneidade, é um controle exagerado e outras coisas mais. Mas a verdade é que a rotina é só uma espécie de declaração de intenção.  É a estruturação do que você entende que é importante fazer parte do seu dia a dia de uma maneira habitual (automática e repetida de maneira periódica).

Gosto de pensar nela como um mapa, um roteiro de viagem base pra te ajudar a aproveitar a viagem como você pensou previamente. Só que nenhum mapa é perfeito ou a realidade. Imagina que você está numa cidade desconhecida com um mapa pra te guiar e dá vontade de parar pra tomar um sorvete. Mas não era hora do sorvete no seu roteiro, o melhor roteiro da cidade segundo o guia fica a kilômetros de distância e tava planejado para um pouco mais tarde. O que você faz?

Algumas pessoas vão segurar a vontade e esperar chegar a hora do roteiro, outras vão aproveitar o momento e matar a vontade na sorveteria da esquina que chamou tanto a atenção. Quem tá certo? Os dois e talvez nenhum dos dois. A verdade é que não dá pra saber. São escolhas que você tem sempre e que precisa assumir.

Pode ser que segurar a vontade e esperar te deixe irritado e no final a tal sorveteria famosa seja decepcionante e pode ser que matar a vontade na esquina seja delicioso na hora mas te impeça de conhecer algo que você queria muito e te deixe frustrado. Não dá pra saber. Mas o que você pode fazer é se acolher e respeitar suas escolhas. Isso é Empatia por você mesmo.

Você pode seguir a rotina ou não, você pode perder oportunidades ou encontrar oportunidades a cada escolha. Se você se observa, reconhece suas necessidades e limites e prioriza levando em conta a satisfação no momento e o impacto futuro, tá sempre valendo. Tudo é sempre aprendizado.

Sabe o que não é legal? Ficar brigando consigo mesmo. Se forçar a seguir uma rotina em um dia em que você não está bem, ou procrastinar colocando a culpa na rotina. A rotina não tem nada a ver com a história. A rotina é também uma escolha que você faz para te ajudar a te levar para onde deseja. Se o desejo mudou, acolha, ajuste e siga em frente. Sem se punir ou chicotear, insistindo em algo que não faz mais sentido e nem abandonando seus planos sem critério em nome de algo momentâneo.

Consciência e empatia. Com você mesmo e com a rotina. A organização, é bom lembrar, é só a ferramenta. A escolha é sempre sua.

 

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP