Como se organizar sem pirar?

05:00

 

Eu recebo essa pergunta com tanta frequência que eu resolvi fazer um post para deixar registrada a minha resposta oficial sobre ela. Se você "pira" só de ouvir falar em organização e quer encontrar um jeito de se organizar que seja leve, vem comigo e segue no post de hoje.

Eu percebo que organização é um termo que gera nas pessoas uma pressão enorme, acontece com você? Algumas pessoas quando pensam que precisam organizar, pensam em perfeição, em uma estrutura complexa e isso gera um peso enorme, a ponto de se tornar um desafio tremendo.

Lembrei de um vídeo lá do canal em que eu falo sobre o que é organização e pode ser uma boa começar por ele, dá uma olhada:


Para se organizar sem ficar desesperado, é importante então que você comece por esclarecer as expectativas. O que exatamente você precisa organizar? Para que? Como você imagina o resultado? A ideia é que você possa perceber o que está em jogo quando o assunto é organização para você.

Em um primeiro momento pode surgir a sensação de que você está tão envolto no caos que nem faz ideia de por onde começar. E tudo bem. Listar tudo pode trazer um certo desespero, mas é importante para você ter noção das suas expectativas. É comum pessoas que dizem que a vida está toda um caos, mas pensa, o que isso significa exatamente?  Que áreas estão assim? Todas? Ok, mas quais? Pra cada um é diferente. Saúde, estudos, família, casa, vida social, relacionamento, autocuidado, trabalho, que mais?

A partir daí é legal também você detalhar o que precisa fazer. O que você imagina que seria necessário, os caminhos alternativos, quem poderia te ajudar, quanto tempo você pretende se dedicar a isso e como vai distribuir esse tempo para de fato colocar a mão na massa.

Para organizar a casa, por exemplo você pode listar os cômodos que precisam de atenção e toda semana dar atenção especial para um em especial até conseguir passar por todos. Para organizar o trabalho você pode começar por listar suas atividades de rotina ou projetos em andamento e identificar o que não vai bem em cada uma. Enfim, para cada pedacinho seu a organização pode ser tratada de maneiras diferentes e pode ser necessário uma dedicação diferente. Ter clareza disso te ajuda a identificar os pontos de atenção e se preparar para colocar a mão na massa.

Esses passos por si só já podem te fazer "pirar", gerar ansiedade e agonia. Se acontecer contigo, sabe o que pode fazer ao invés de paralisar e desistir? Ir devagar, mas seguir se movimentando. Fugir só faz o monstro ficar ainda maior, sabe? A procrastinação tem tudo a ver com isso.

Quando você percebe algo como chato ou difícil a coisa ganha uma proporção imensa e te afasta cada vez mais. Bora re-significar a sua relação com a organização? Organizar pode ser divertido e vai te trazer consequências super positivas!

Um dia de cada vez, com pequenos hábitos, uma música boa e um tempo só pra você reservado na agenda podem ajudar. E pedir ajuda e delegar também pode ser uma boa ideia viu? Pense nas estratégias que fazem sentido para você. E cuide da sua disposição para se manter em movimento.

Me conta aqui nos comentários o que te faz encarar a organização de maneira negativa e porque você "pira" só de pensar em organizar que eu te ajudo a pensar diferente.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP