Organizar, dói?

05:00




Eu já falei sobre a importância do autoconhecimento no processo de organização aqui.  Mas hoje eu vim falar novamente porque percebo que andam romantizando muito o processo de autoconhecimento e gosto de profundidade e realidade, ainda que cause impacto.

E eis o lance com o autoconhecimento: se você fizer direito e mergulhar de verdade, pode ser profundo, complexo e até provocar reações como medo, dor e fuga.

Mas não é o autoconhecimento eu si, ou seja, se observar, se conectar, se conhecer. Mas as consequências disso, o que você encontra pelo caminho. Você pode esbarrar em traumas, crenças e lembranças que te incomodam. Pode descobrir coisas sobre você que preferia que tivessem ficado escondidas no inconsciente. 

Eu acho que consciência é sempre o melhor caminho, porque se conectar e fazer as pazes com as partes escondidas é o que te faz inteiro. Sabe aquela coisa de não existe organizar o que não está visível? O caos pode estar justamente se aproveitando disso. 

O lance então que machuca na organização, vem do autoconhecimento, vem de olhar pra dentro, para o caos que nos habita. Porque não dá pra escolher o que a gente vai ver. Eu acredito que saber disso é importante porque te prepara de certa forma para lidar com o que vier. E normalmente, quando você relaxa, percebe que nem precisava ter tanto medo de mergulhar.

Nos processos de consultoria acontece as vezes de algumas pessoas travarem ao longo das sessões. O início do processo é todo pautado no autoconhecimento. Entender sua personalidade e comportamentos, como lida com o tempo, qual a sua rotina, o grau de satisfação com as áreas da sua vida. Quem vem quer organizar a vida, mas nem sempre está disposto a encarar o caos de frente. "Não dá pra empurrar pra debaixo do tapete?", pedem. Não, não dá. Porque se a gente não olhar pra isso, não vai organizar. Vai só maquiar de leve e na primeira crise vai vir a onda de caos novamente.

Se a dor for insuportável, tem os psicólogos especialistas para ajudar. Se for uma leve procrastinação, algumas técnicas de administração do tempo podem contribuir, se for preguiça, uma rotina equilibrada com espaço para o descanso dá conta do recado. Se a gente for deixar de fazer as coisas porque, as vezes, dói, a gente deixa de viver.

Sabendo que pode machucar, a gente se prepara e lida com o machucado, se ele vier.

Então, pronto pra organizar?


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP