Para onde está indo o seu tempo...

05:00


Alguns meses atrás eu fiz a seguinte pergunta em um post do Instagram: "Na sua rotina, para qual atividade está indo a maior parte do seu tempo?". Antes de continuar esse post dando dicas e refletindo sobre esse assunto, dá uma pausa, respira fundo e pensa qual seria sua resposta para essa mesma pergunta. Vamos lá, é rapidinho...

...


Pronto, se você não me enganou, você já tem em mente para onde está indo o seu tempo. Ou não. Você pode ter sentido uma baita dificuldade em identificar isso e tudo bem também.

A verdade é que, na minha experiência com os clientes nas consultorias e na interação com a galera por e-mail e nas redes sociais, eu percebo que a maioria das pessoas se encaixa em uma das seguintes categorias: ou a pessoa não faz a menor ideia de pra onde vai o seu tempo, ou ela reclama de alguma coisa chata que ela precisa fazer por obrigação e escolhe essa como resposta, ou ela percebe que tá se sabotando fazendo algo que não deveria e escolhe essa coisa como resposta (aqueles tais vilões da produtividade). Nem sempre essa clareza vem de imediato, então segue comigo pra gente ver qual é o seu caso.

Deixa eu começar a explicação listando aqui as respostas que eu recebi lá no Instagram: pesquisas na internet, na cozinha preparando pratos, faculdade e estudos, organizando a casa (colocando as coisas no lugar), com as tarefas domésticas, com os cuidados com o bebê. Todas atividades super válidas, por sinal e que consomem bastante tempo, ainda que algumas a gente consiga reduzir com um pouco de organização.

Vamos lá, vamos refletir um pouco sobre a distribuição do seu tempo (se quiser refletir mais profundamente sobre o tempo, dá uma olhada nesse post aqui com 13 frases para pensar sobre o tempo)...
Se você resolver registrar diariamente todas as suas atividades (e eu super recomendo que você faça isso, aliás, autoconhecimento é o primeiro passo para a organização), provavelmente vai descobrir que boa parte do seu tempo (cerca de 30 a 50%) vai para as atividades de necessidade básica como: sono, alimentação e higiene pessoal. Pode conferir. Depois disso, tem a sua atividade principal (que pode ser seu emprego, trabalho remunerado ou não, faculdade e estudos). E então vem as outras áreas da sua vida, desenvolvimento pessoal, diversão, família...

Enfim, saber para onde está indo seu tempo é super importante. E as vezes o que a gente acha sobre a nossa rotina não é necessariamente verdade. Isso porque as emoções acabam interferindo um pouco no nosso julgamento sobre o tempo. Sabe aquela história de que um segundo é muito tempo quando a gente tá com pressa e uma hora é pouco tempo quando a gente tá fazendo algo que gosta...é por aí.

Independente de em qual daquelas categorias que eu falei anteriormente você se encaixa, fato é que quanto mais detalhes você tiver sobre a sua rotina de atividades, melhor vai ser a sua produtividade. Você pode perceber que não precisa se chatear tanto com algumas atividades porque proporcionalmente elas representam muito pouco na sua vida, por exemplo. Ou pode perceber que algumas atividades estão te impactando, tirando tempo do que realmente importa e então decidir eliminá-las da sua vida. Ou pode se surpreender. 

Quando se trata de tempo e rotina, o equilíbrio é super importante. Mas o equilíbrio entre as áreas da sua vida que realmente importam para você. Tente fazer esse exercício de reflexão por uma semana e depois me conta o que percebeu sobre si mesmo e que ações pretende tomar.

Se precisar de ajuda, me chama!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP