Os pilares da disposição

05:00

Mil e uma atividades, dias corridos, preocupações, cansaço...a gente fica sem energia, o corpo pede descanso. Você também pensa que poderia existir um jeito de manter o nível de energia lá em cima pra conseguir dar conta de tudo? Então vamos conversar sobre os pilares da disposição!

Estar bem disposto ou em boa condição mental e física depende de diversos fatores: humor, sensações, necessidades, pensamentos, desejos, clima, condições do ambiente e muito mais. Mas existem três coisas que interferem bastante que eu quero abordar aqui hoje pois são pilares que eu considero (e muitos especialistas por aí também) base para o seu bem estar: o sono, a alimentação e o exercício físico.

Pode parecer básico demais ou aparentemente ter apenas a ver com a saúde do corpo, mas te garanto que influencia completamente todo o resto e pode ser a diferença entre realizar ou não o que você planejou.

A primeira coisa que precisamos perceber é que esses três pilares se referem aos seus hábitos, a como você lida diariamente com a manutenção da sua disposição. Por exemplo, quando você viaja (ou viajava antes da pandemia) você tende a experimentar alimentos diferentes e desregular o sono por conta das mudanças de fuso horário e ambiente. Essas mudanças de hábito podem fazer a diferença nas atividades que você realiza te deixando mais lento ou mau humorado, já passou por algo parecido?

O que eu quero dizer é que estar atento a esses pilares principais te ajuda a lidar com o que precisa ser feito de maneira mais leve. Se você já sabe que vai precisar passar por períodos de mudança, comece garantindo esses hábitos principais e eles te ajudarão a ter energia para todo o resto. Veja como, em linhas gerais cada um dos pilares afeta o seu dia a dia:

  • Sono - dormir bem ajuda a repor as energias, recarregar as baterias, consolidar aprendizados. O sono afeta não só na disposição mas também no humor.
  • Alimentação - comer é repor as energias no sentido mais literal possível. Precisamos das calorias dos alimentos para realizar qualquer coisa. Mas não vale comer qualquer coisa. Alguns alimentos ajudam na disposição e outros atrapalham pois são mais pesados e demoram mais para ser digeridos, por exemplo.
  • Exercícios físicos - manter o corpo em movimento ajuda a acelerar o seu metabolismo, aumenta a circulação de sangue, te deixa em forma, libera endorfinas, previne dores e doenças.
O quanto você dorme, como se sente quando acorda, o que você come e como se sente quando come, como movimenta o seu corpo e que consequências essa movimentação trás pra você é diferente de pessoa pra pessoa. Eu não saberia dizer qual a sua quantidade ideal de exercícios, sono ou que alimentos você precisaria ingerir, é você (e algum especialista talvez) que pode observar, experimentar técnicas e só então definir uma rotina ideal para você.

O que eu posso te dizer é que ignorar esses pilares te prejudica bastante e que não existe vida produtiva sem olhar para eles. A organização pode te ajudar a encaixar esses cuidados na sua rotina e isso vai fazer toda a diferença, eu garanto. Já tive muitos clientes reclamando de não terem tempo para fazer exercícios e, ao introduzirem esse hábito se sentirem mais dispostos inclusive para recuperar o tempo a ponto dessa meia hora de dedicação não fazer mais diferença. 

O legal com o tempo é que quando você investe no que te trás disposição, a otimização é praticamente certa. Me conta aqui nos comentários como anda a sua disposição e sua relação com esses três pilares

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP