Aprender com o realizado e o não realizado

05:00


A gente tá sempre aprendendo alguma coisa. Ou melhor, as oportunidades de aprendizado estão sempre a nossa disposição. Só que nem sempre a gente aproveita e esse é um dos momentos em que aproveitar é mais do que importante, é essencial para que nosso próximo ano seja melhor.

Já cansou de ouvir que 2020 foi um ano atípico né? Mas pensa aí, ele foi sem precedentes! Não tem como a gente não falar sobre isso. Tenho certeza que poucos anos na sua vida jogaram tantos dos seus planos por água abaixo. O volume de objetivos e atividades não realizadas esse ano é imenso pra grande maioria das pessoas no mundo todo.

E ai, como a gente faz a revisão de um ano como esse? Eu poderia dizer simplesmente: "como você faz com qualquer outro ano". Isso seria verdade, mas não te ajudaria porque provavelmente sua motivação pra revisar esse ano está baixíssima diante das circunstâncias. "Melhor passar uma borracha em 2020" e suas variações é provavelmente o que está passando pela sua mente nesse momento.

Então eu vou te dizer como a gente faz a revisão de 2020 de um outro jeito mais interessante: a gente investiga buscando lições aprendidas e ressignificando os acontecimentos para um viés mais positivo. Calma, eu sei que não dá pra fazer isso pra tudo, não dá pra tornar as tantas mortes algo positivo e é bem provável que você tenha vivenciado a morte de perto esse ano.

Mas talvez dê pra, diante da morte, refletir sobre a sua vida e os rumos que você tem dado para ela. E, com certeza, dá para pensar sobre as possibilidades de enfrentar a crise e o luto se fortalecendo e se cuidando. Esse ano nos mostrou coisas que já deveríamos saber mas que escolhemos não enxergar: a beleza da vida, o valor das pequenas coisas, a importância do carinho, do abraço, dos amigos e família, do cuidado com a saúde mental e o autoconhecimento.

Mas sendo prática, o melhor jeito de aprender com o ano que passou é:
  1. Rever seus objetivos para esse ano
  2. Analisar o que foi realizado e o que não foi
  3. Listar os acontecimentos marcantes e as coisas pelas quais você é grato
  4. Listar as frustrações, problemas e decepções
  5. Para o que foi realizado, refletir sobre os impactos positivos e negativos e listar aprendizados
  6. Para o que não foi realizado, refletir sobre os impactos positivos e negativos e listar aprendizados
Repare que o caminho é o mesmo. Seja positivo ou negativo, tendo realizado o que você planejou ou não, você sempre tem aprendizado. E esse é o ponto que eu quero destacar nesse post hoje. Não analisar sua vida e observar e sentir o que te aconteceu plenamente, te impede de aprender e se desenvolver.

Seja lá o que tenha sido o seu 2020 eu posso te afirmar com toda a certeza de que ele foi um ano que te trouxe muitos aprendizados. Sobre você, sobre a sua vida, sobre o mundo. Vai deixar passar essa oportunidade de aprender?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP