Foco: atenção, consciência e presença

05:00


Muitas pessoas me pedem ajuda para conseguir focar e realizar mais, reclamam das distrações e da procrastinação. Eu já até escrevi um capítulo de um livro em co-autoria sobre foco e prioridades, mas ao longo dos últimos meses andei lendo alguns livros (Hiperfoco, Rotinas criativas e O fim da procrastinação) que me fizeram expandir um pouco o meu olhar sobre esse tema e é sobre esses meus aprendizados e reflexões que eu quero falar aqui hoje.

Foco tem a ver com direcionar a sua atenção para um único ponto, tema, assunto ou atividade e é um conceito que vem da física na verdade. Quando a gente tá falando de foco na vida a gente tá falando de fazer o que precisa ser feito quando precisa ser feito evitando distrações.

A dificuldade está em duas coisas na verdade: saber no que precisa focar ( e porque) e gerenciar as distrações para que elas não roubem a sua atenção. Essas duas coisas têm a ver com consciência e presença.

A consciência tem a ver com a clareza a respeito do que é importante e do motivo por trás das coisas que você precisa fazer. Por mais que a rotina e os hábitos existam para automatizar e otimizar as suas atividades, a sua execução no dia a dia depende de motivação e força de vontade e isso vem da consciência.

Já a presença tem sido um desafio por conta da sobrecarga e do volume de informações e novas demandas que surgem a todo instante em uma velocidade maior do que conseguimos acompanhar. As distrações vêm em grande parte dessa sobrecarga seja por demandas externas ou por preocupações internas que ocupam a sua mente gerando o cansaço mental que acaba por diminuir o seu espaço de atenção.

Quando a nossa mente está confusa e ocupada pensando no futuro ou no passado, a gente não consegue focar no que precisa fazer no presente. Focar sem primeiro exercitar a consciência e a presença então vira uma tarefa praticamente impossível.

O que a gente pode fazer então é usar a organização a nosso favor, da uma olhada:
  • Listar as pendências, estruturar a rotina, planejar as ações para alcançar os objetivos para ganhar clareza.
  • Liberar a mente através das técnicas para lidar com as preocupações e pendências (tire tudo da cabeça, escrita livre, meditação, por exemplo).
  • Cuidar da disposição e da saúde acompanhando os hábitos de sono, alimentação e exercícios físicos.
  • Se preparar para lidar com as distrações negociando momentos de hiperfoco, organizando o espaço, bloqueando as notificações nos dispositivos eletrônicos.
Espero que essas dicas e reflexões te ajudem a direcionar a sua atenção para o que é importante para você e se precisar de ajuda conta comigo.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP