Filtro e paciência - os riscos da sobrecarga

05:00

 
" O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência "
Paciência - Lenine 
Paciência tem sido artigo em falta por aí, já percebeu? Conforme o mundo vai acelerando, a sobrecarga de atividades e informações aumentando, as pessoas mais impacientes vão ficando. Só que deveria ser o contrário. É nesse momento que precisamos respirar fundo e exercitar a paciência. Com os outros e com a gente mesmo e nossos limites. Hoje eu quero falar sobre um ponto de atenção importante quando no meio dessa sobrecarga não temos paciência: a falta de filtro.

Tudo que  gente absorve através dos nossos sentidos é filtrado e percebido por nós de maneira única e particular. Duas pessoas em um mesmo ambiente, vivendo a mesma situação, vão ter visões diferentes sobre ela, vão lembrar de detalhes que julgarem mais importantes e vão reagir de um jeito todo particular. 

Em algumas situações o que chega até nós não é necessariamente o reflexo da realidade e o filtro é também uma maneira de perceber o quanto a realidade faz sentido do modo que é apresentada a nós.

Vivendo em sociedade filtramos também o que de nós compartilhamos com os outros, nossas opiniões, nossa intimidade, nossos sentimentos. Ser autêntico é também respeitar nossos limites e reconhecer nossos filtros.

Viu como a gente naturalmente filtra o que percebe e deixa entrar ao mesmo tempo em que filtra o que sente e o que deixa sair? É do ser humano e é super importante reconhecer e perceber a importância desses filtros para nosso bem-estar.

Sabe o que isso tudo tem a ver com a paciência que eu falei lá no início desse post ou com o contexto desse blog que tem a ver com organização e produtividade? Tem que aquela aceleração que comentei e a sobrecarga que levam a falta de tempo levam também a falta de filtro.

Queremos resolver tudo rápido, tirar da frente, impacientes e acabamos sem critérios, sem filtros. Falamos mais do que deveríamos e machucamos as pessoas, acreditamos mais que deveríamos e disseminamos notícias falsas, não percebemos a realidade completa e tomamos decisões precipitadas.

O que a gente precisa fazer é romper o ciclo vicioso automático de repassar sem filtrar, de achar que entendeu sem refletir, de comentar sem ler ou ouvir. É respirar, exercitar a paciência e reconectar com o que é importante. E isso pode significar inclusive filtrar e ignorar o que não é tão importante assim.

Não deixe que a aceleração do mundo te acelere e cause danos. Respeite os seus limites e o seu tempo. E se precisar de ajuda pra isso, me chama.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP