Registro diário e visualização clara

05:00

 


Eu me lembro da febre na minha adolescência por escrever diários. Quanto mais gordas as agendas, melhor. Desenhos, figuras, papeis, recordações, recadinhos dos amigos. É pena que naquela época eu não tinha o hábito de reler o que eu escrevia. Tenho certeza de que poderia ter aproveitado muita informação para me conhecer melhor. 

É como eu vejo também o registro diário de atividades e sensações que sigo fazendo na minha vida adulta. Ele me ensina sobre o que são dias bons, felizes e produtivos e como são os dias que não me fazem bem. Eles também me ajudam a perceber a necessidade de ajustes e mudanças na rotina e nos hábitos.

Registrar as suas atividades pode parecer chato e óbvio, sem graça. Mas só se você estiver fazendo isso errado. O jeito errado é aquele que não combina com você e que, por isso, você acaba não mantendo. O nível de detalhe nas informações, o formato e a metodologia são coisas super pessoais. Pessoas práticas tentando usar cadernos pontilhados customizáveis, pessoas mais sensíveis e livres tentando se encaixar em agendas formais, por exemplo.

Mas existem alguns pontos que são importantes incluir:
  • Atividades e compromissos planejados
  • Atividades e compromissos realizados (planejados ou não)
  • Atividades e compromissos não realizados (cancelados, ignorados, suspensos, despriorizados)
  • Sensação com relação ao dia
Você pode incluir muitas outras coisas como acompanhamento de hábitos, lua, lembretes, frases inspiradoras, o que sua imaginação mandar. Mas essas listadas acima (e como diferenciar cada uma delas) são as mais importantes.

Eu gosto também de sugerir o formato semanal, para conseguir visualizar a concentração das atividades e o equilíbrio. E o papel, porque ele tangibiliza, deixa mais concreta a realização e faz o fluxo de pensamento se organizar melhor. Mas essa sou eu e você não precisa fazer assim também. 

De qualquer forma, o que estamos buscando nesses registros, ao contrário dos diários da adolescência, vai além de descarregar os acontecimentos. O interessante é utilizá-los como fonte de aprendizado constante sobre si mesmo. Te ajudando a reconhecer seu desenvolvimento, seu caminhar. A revisão semanal entra aí, ajudando a iluminar os pontos mais importantes, dignos de nota.

Não subestime o poder da visualização clara do seu dia a dia. O autoconhecimento e a consciência que ela possibilita é o primeiro passo para colocar a sua vida em ordem e na direção do que você deseja.

Me conta aí, você sente que essa clareza também te ajuda por aí? Você costuma registrar suas atividades diariamente?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP