Pensamentos, sentimentos e comportamentos - faça uma limpa geral!

05:00

 


Muito do que nos impede de viver a vida leve que a gente deseja tem a ver com coisas que a gente carrega como parte da gente automaticamente e não costuma refletir muito sobre: nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossos comportamentos.

Eu sei que as vezes parece que essas coisas todas são conscientes e muitas vezes são mesmo. Mas o problema não está exatamente aí. O problema aparece quando a gente assume que algumas dessas coisas são como são e não podem mudar. São parte da gente, características centrais da nossa personalidade. Tipo Gabriela "eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim".

Quando a gente se apega a essas coisas, a gente perde uma super oportunidade de se desenvolver e de testar novas possibilidades. A gente deixa de atualizar o nosso modelo mental, que são os filtros que a gente usa para interpretar a realidade. 

Eu recomendo uma triagem periódica dos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos e vou te contar como você pode fazer isso na prática.

  • Pensamentos: os seus pensamentos são coisas que passam pela sua cabeça, são ideias, crenças, preocupações, pendências, desejos, enfim, um turbilhão de coisas. Mas pro escopo desse post vamos pensar que são aquelas vozes que você carrega com você a todo momento. As vezes a gente tá tão acostumado com elas que já enxerga elas como parte da gente, mas na verdade os pensamentos em geral são construídos a partir das nossas experiências, conhecimentos e conexões. E justamente por não olharmos muito pra eles, a gente acaba deixando muito lixo na nossa mente. A meditação pode ser uma boa ferramenta para limpar parte desse lixo e liberar espaço, mas as técnicas tire tudo da cabeça e escrita livre também podem ajudar nisso.
  • Comportamentos: os seus comportamentos são as coisas que você faz, as ações, movimentos, hábitos, reações, escolhas. Aqui também a gente acaba tendo alguns comportamentos automáticos, coisas que a gente sempre faz do mesmo jeito pra economizar energia, por preguiça ou porque todo mundo tá fazendo. Ou seja, tem muito lixo aqui também. A melhor ferramenta aqui é a auto-observação que pode vir a partir do seu registro diário de atividades e acompanhamento de hábitos.
  • Sentimentos: as sensações e emoções que surgem automaticamente dependendo do contexto em que você esteja. Aquele medo que paralisa, aquela alegria que te contagia, aquela insatisfação que te move. Temos sentimentos o tempo todo e de todo jeito, mas a gente não aprende a identificar nossas emoções e muito menos a lidar com elas. Essa falta de conhecimento sobre como a gente se sente acaba fazendo alguns estragos pelo caminho. Para identificar sentimentos que possam estar te atrapalhando você pode começar por refletir sempre que possível a respeito de como está se sentindo a cada mudança de contexto. Você pode também manter um diário de sentimentos e anotar suas principais sensações com relação a seu dia.  E um diário de gratidão pode te ajudar a reforçar os sentimentos positivos. Cruzar essas informações com suas atividades pode inclusive te ajudar bastante na melhora da sua produtividade.

Você deve ter percebido que a limpeza começa pela consciência. Primeiro a gente precisa tirar do automático para perceber o que existe e depois então refletir e fazer escolhas, eliminando o lixo e readaptando a nosso jeito de vivenciar o dia a dia automatizando o que for necessário.

Esse é um ponto importante, aliás. A readaptação a partir da consciência. Não basta decidir que não vai mais agir de um jeito ou pensar sobre um determinado assunto. Provavelmente você tá tão acostumado que vai repetir algumas vezes ainda até se acostumar a fazer, pensar e sentir diferente, é super natural.

Mas desde que você já tenha feito a escolha e definido que aquilo não te ajuda ou não faz parte mais do que você quer pra sua vida, a desconstrução vai acontecendo e você vai se acostumando ao novo normal.

Tenta as ferramentas e me conta se tem ou não tem pensamentos, sentimentos e comportamentos aí pra desapegar.



You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP