Que mãe sou eu?

05:30


Já percebeu como a gente adora classificações e rótulos? É um jeito da gente se sentir mais segura e se encontrar em algum parâmetro para compreender melhor a nossa realidade. Quem somos? Qual o nosso papel no mundo? Parece impossível responder essas questões existenciais sem os rótulos, não é verdade?!

O problema dos rótulos é que nem sempre eles são do tipo sim/não. Perfeccionista, por exemplo. Você pode ser às vezes, mas não sempre. Pode ser mais que sua mãe, mas menos do que sua amiga. É relativo, percebe?

Ou seja, é praticamente impossível responder de maneira objetiva à pergunta que dá título a esse post. Mas, por outro lado, essa pergunta é ótima para provocar uma reflexão sobre a sua relação com a maternidade. Que mãe você é? Que mãe você quer ser? Que mãe você achou que seria? O quão satisfeita você está com a maternidade? O quão sobrecarregada esse papel te deixa?

Essas reflexões são importantes porque as suas respostas para essas perguntas te ajudam a lidar de maneira mais ou menos leve com o seu dia a dia. E a chave para respondê-las é se observar, experimentar e então reconhecer o que faz sentido pra você.

Minha experiência com mães (além de ser mãe, atendo majoritariamente nas consultorias individuais clientes que são mães) diz que o problema está exatamente em não ter tempo para se observar, experimentar ou refletir. E isso vai gerando o efeito bola de neve, as dificuldades com a maternidade vão aumentando e a realidade passa a sufocar a ponto do caos tomar conta de tudo.

E é aí que a organização entra e ela começa justamente por refletir sobre o significado da maternidade para você e como isso interfere na sua vida. Para dar o pontapé nessa reflexão e na organização da sua vida de mãe, eu criei um teste (lembra aqueles de revista?) pra te ajudar a refletir sobre essa pergunta "que mãe sou eu?" e então dar o primeiro passo para organizar a sua vida e tornar a maternidade mais leve.

O teste te faz refletir sobre seu nível de equilíbrio, insatisfação, sobrecarga e idealização no que diz respeito a maternidade. Preenche e eu te mando os próximos passos de como a organização pode te ajudar a lidar com seu estado atual. Massa, né? Então bora refletir sobre isso!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP