Como encontrar tempo para o autocuidado?

05:00


É muito comum acharmos que o autocuidado é algo supérfluo e que não cabe na nossa rotina. Na hora de priorizar as atividades todo o resto vira mais importante! Se isso te deixasse leve e feliz, tudo bem, mas o que costuma acontecer é uma sensação de insatisfação generalizada, que a gente não consegue bem nomear.

Não sei quem foi que colocou na nossa cabeça que se cuidar era algo ruim. Talvez a religião, a política, a moral e os bons costumes. Se cuidar passou a ser visto como egoísmo, narcisismo e outras coisas igualmente negativas e a gente foi deixando isso de lado a ponto de nos sentirmos culpados quando nos priorizamos, olha que loucura!

O primeiro passo então para encontrar tempo para o autocuidado seria percebê-lo como algo importante para nós e que merece ser priorizado. Entender por meio da auto-observação seu impacto positivo no nosso dia a dia seja em disposição, sensação de produtividade ou bem-estar e satisfação. Se permitir e legitimar a possibilidade de se colocar em destaque.

Feito isso, o segundo passo é entender as suas necessidades. Ficamos tanto tempo sem olhar para nós mesmos que temos dificuldade em identificar e reconhecer nossas necessidades. E sem reconhecer com clareza nossos desejos, fica bem difícil atendê-los.

Pode ser interessante fazer uma lista ou um exercício de escrita livre para deixar vir tudo o que você gostaria de fazer por si mesmo, sem críticas. Nossas necessidades são individuais e subjetivas, variam da nossa história de vida e do nosso contexto pessoal. Não existe portanto uma lista geral ou uma fórmula mágica do autocuidado. Mas pode existir a sua lista se você exercitar a curiosidade a respeito de si mesmo.

Com essa lista em mãos, é hora então de identificar que mini hábitos, atividades e atitudes podem te ajudar a se cuidar mais. Isso pode envolver ajustes pequenos de rotina, pedidos de ajuda para sua rede de apoio ou contratação de serviços especiais.

Monte o seu plano de ação e avalie a sua realidade para perceber a viabilidade dele. Comece aos poucos...uma hora por semana pode ser o suficiente para você se sentir melhor e isso ir gerando um círculo virtuoso de bem-estar e disposição a ponto de ser possível investir cada vez mais tempo em si mesmo. Ou até descobrir novas estratégias criativas. Aqui em casa, por exemplo, adoro brincar de spa com a minha filha, ela faz uma massagem incrível e se diverte fazendo personagens, nós duas saímos ganhando.

Experimenta e me conta!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP