Porque a organização é tão importante na vida de mãe?

05:00


 Eu costumo dizer que a organização me ajuda a ser uma mãe melhor e até já contei um pouco sobre como a maternidade mudou a minha vida e em que exatamente me ajudou. Mas hoje eu vou um pouco além pra compartilhar um pouco da minha experiência com a organização e a maternidade que vem sido trilhada ao longo desses anos de consultorias individuais, palestras e conteúdos nesse tema.

A primeira coisa que a gente precisa perceber é que a maternidade desestrutura e é feita de momentos de caos e você precisa saber que a organização não vai eliminar isso. Quando eu falo assim as pessoas costumam ficar meio decepcionadas, mas é importante que a gente perceba que caos e desestruturação não são coisas necessariamente ruins. Elas fazem parte da vida e precisamos aprender a lidar com elas de maneira mais leve, o que a organização nos ajuda a fazer.

A chegada de um novo ser no mundo e em uma família desestrutura mesmo porque promove mudanças significativas na dinâmica dessas relações. Os papéis e responsabilidades mudam, os espaços sofrem interferências, o ritmo se altera. Seja essa criança a primeira ou a terceira nessa família, é natural que seja assim.

Já o caos, é natural do que não podemos controlar. Os desejos, as sensações, a vida em si. Nasce um dente, sente uma dor, surge a curiosidade, se encanta com as cores e texturas...e aí mexe, desorganiza, chora, grita, chama e pede ajuda. Eles estão aprendendo assim como a gente também aprende com a presença deles diariamente.

Entender que a desorganização faz parte, ajuda a entender o papel da organização nisso tudo. Até porque uma não existe sem a outra. A organização vem como uma ferramenta de apoio a essas mudanças, explorações, aprendizados. A cada nova descoberta, encontramos um novo jeito de fazer as coisas e percebemos necessidades não atendidas e jeitos de otimizar e facilitar a dinâmica do dia a dia.

Algumas coisas são mais previsíveis e não precisam da chegada da criança para acontecer como a organização dos espaços e dos objetos, outras vão precisar esperar o momento inicial de adaptação para acontecerem.

As mudanças de rotina por exemplo, a gente pode até se preparar para elas, mas cada criança é uma criança, algumas vão sentir mais calor ou precisar trocar mais vezes, outras vão dormir mais facilmente ou demandar mais estímulo. Você também pode ir precisando ajustar o que imaginava a realidade que se apresenta. Um filho muda completamente a vida da gente e nos faz repensar nossas prioridades.

Se a gente estiver acostumado a se observar, a reconhecer e avaliar nossas necessidades e limites nas diversas áreas da vida, naturalmente vamos conseguir identificar as ações e ajustes que precisarão ser feitos e então nos adaptar ao que quer que seja. Até pedir ajuda fica mais leve quando temos a organização como hábito. Sai o desespero, entra a clareza da sobrecarga e o pedido.

Listei aqui abaixo alguns dos principais pontos em que a organização nos ajuda, dá uma olhada:

  • nos ajuda a antecipar as necessidades e nos prepara para o que vier: é bem o que eu estava dizendo...se percebemos que dá pra antecipar, fazemos, o que não dá, ficamos atentos e sabendo que precisarão ser ajustados ao longo do tempo. Na prática, isso pode significar manter por exemplo um registro do seu dia a dia, checklists de atividades, listas de pendências e outras ferramentas igualmente úteis.
  • nos dá direção e conforto no dia a dia: se você tem os seus objetivos e prioridades bem claros, se você conhece o seu ritmo e limites, saberá mais facilmente o que fazer na hora de escolher como lidar com o caos. Te faz perceber suas possibilidades e necessidades e assim manter a sanidade entendendo o que precisa e pode ser feito a seguir para gerenciar o seu dia a dia.
  • nos conecta com a nossa realidade e contexto pessoal: eu costumo dizer que o maior benefício da organização é a clareza. Quando as coisas a sua volta, sua mente, as diferentes áreas da sua vida, estão organizadas, você se conhece a ponto de perceber naturalmente qual o próximo passo natural a ser dado. E isso é especialmente importante quando o mundo tá caindo a sua volta porque seu filho não quer fazer o dever por exemplo. Lidar com a realidade que se apresenta sem projeções e idealizações é uma delícia.
  • viabiliza um maior equilíbrio e autocuidado: os filhos são uma das coisas mais importantes das nossas vidas, mas não podemos esquecer que eles não são a nossa vida. Nós somos mais que mães e eles merecem um ser humano completo interagindo com eles e dando o exemplo. Podemos demonstrar vulnerabilidade, podemos tirar um tempo pra gente, podemos escolher em que vamos investir e participar. Encontrar tempo de qualidade pra você e pra eles é usar a organização não só da rotina mas também se permitir existir para além da sobrecarga.

Eu acredito que são essas coisas que ajudam a maternidade a ser mais leve. Eu tenho visto isso acontecer na prática ao longo desses mais de 5 anos e posso te dizer que vale a pena investir em levar a organização para sua vida como um hábito e ferramenta para te ajudar a ser a mãe incrível que você já é.

Se você não sabe por onde começar, sugiro fazer o teste "que mãe sou eu" pra entender como está a sua relação com a maternidade e a organização. A partir daí eu vou compartilhando contigo conteúdos direcionados que vão te ajudar. E se precisar de uma ajuda mais individualizada que tal uma consultoria online comigo?


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP