Eu não consigo dar conta, e agora?

05:00

Enxurrada de e-mails, notificações, atividades pendentes, demandas, papéis, desejos, informações, notícias surgem nas nossas vidas diariamente a todo instante e a gente briga com a gente mesmo porque não consegue dar conta, se sente culpado e improdutivo. Acontece por aí também? Você também se sente mal porque não consegue dar conta dessa sobrecarga? Quer saber como lidar com isso? Então esse post é pra você!

Talvez eu te decepcione um pouco com o que vou dizer agora, mas o primeiro passo para "dar conta" do que quer que seja é descobrir do que você realmente quer e precisa "dar conta" e o que isso significa exatamente no seu contexto. É fazer com qualidade ou fazer de qualquer jeito? É absorver o aprendizado ou só ler? É transformar em ação ou só tomar conhecimento?

Isso envolve também e inclusive perceber que é impossível "dar conta" de tudo! O volume de informações que são geradas diariamente em todo o mundo é impossível para um ser humano processar durante a sua vida e eu estou falando sério! Você não "dá conta" mesmo e o quanto antes você se tocar disso, menos você vai sofrer e desperdiçar tempo tentando.

Bom, a solução então é filtrar essa enxurrada de demandas que você recebe e ficar apenas com o que faz sentido pra você. Isso significa saber identificar e distinguir o que é importante do que é fuga e distração (mas lembrando que descanso é importante viu? Não caia nos clichés, olhe para dentro de você para descobrir do que você precisa).

Eu sei, essa parte é difícil porque envolve reflexão e autoconhecimento. Mas olha que loucura, a gente vive em uma realidade em que é legal se iludir e se pressionar para dar conta do impossível e é chato e difícil refletir e olhar para si mesmo para filtrar o que é possível. Hoje meu convite é pra gente romper com esse hábito para tomar consciência do que a gente realmente precisa e ao invés de apenas reagir passivamente ao que chega até nós, buscarmos ativamente o que necessitamos.

Só você sabe realmente o que você precisa fazer, só você sabe o impacto do que deixar de fazer, só você pode escolher o que faz e o que não faz e com que qualidade faz. Eu também não consigo dar conta de tudo e tem dias que não estou legal e consigo dar conta de nada, mas parei de brigar comigo mesma por causa disso e escolhi reconhecer minhas limitações e necessidades e usar a organização como ferramenta para que eu possa dar conta do que é importante pra mim.

Eu tenho estado bem mais leve desde então. E você? 

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP