O que eu aprendo com a minha filha

05:00

Já falei aqui sobre como ensinar os filhos sobre organização, sobre como aprender com eles sobre produtividade e até sobre como o tempo todo estamos aprendendo lições nas nossas vidas. Tudo e todos que passam pela minha vida me deixam aprendizados, mesmo que nem sempre eu consiga vê-los com clareza na hora. E hoje eu quero falar sobre o que eu aprendo todos os dias com a minha filha, pelo menos até agora ( do alto dos seus 9 anos penso que ela ainda tem muito a me ensinar). Vem ver...

Sobre mudanças
Toda mudança, mesmo as que a gente faz para melhor, exigem da gente paciência e adaptação. A casa pode ser maior, mas a gente sente falta do piso; a escola pode ser melhor, mas a gente sente falta da proximidade com os amigos e professores; o trabalho pode nos fazer ganhar mais, mas nos afastar do que acreditamos...o olhar das crianças é diferente do nosso e nos ajuda a perceber que há sempre perdas e ganhos e que toda mudança leva um tempo para a gente se adaptar.

Sobre ser uma boa mãe
Aprendi com a minha filha que ser uma boa mãe é algo bem subjetivo e não tem fórmula nem um checklist de ações a cumprir (facilitaria bastante, né?). Não depende também só de mim, não é só o que os especialistas acham. Tem a ver com a percepção dela também. E nem sempre essas visões vão bater então o que vale é ser a melhor mãe que eu posso ser em cada momento, deixando claro o meu amor por ela.

Sobre o tempo
Um minuto pode durar uma hora, "rapidinho" pode significar "só quando eu quiser", um segundo pode fazer uma diferença danada. Por mais que eu saiba na teoria sobre a relatividade do tempo, é com ela que eu mais aprendo o tanto que o relógio se torna supérfluo quando a gente precisa ou quando está (ou quer estar) perto de quem a gente ama.

Sobre o processo de aprender
Não adianta alguém falar pra gente que é pra estudar, a gente precisa ver o benefício real ou sentir o incômodo. Não é porque eu gosto de estudar que ela também vai gostar. O que nos leva para outro aprendizado que é: cada um tem seu jeito de aprender. Uns mais visuais, outros mais auditivos, outros precisam escrever para assimilar...enfim...é importante perceber essas diferenças pra evitar ruídos, desgastes e perda de tempo.

Sobre organização
Eu acredito que a organização é importante demais na vida de uma mãe, que ela foi imprescindível nessa pandemia, que ela é uma habilidade essencial na nossa vida profissional. Mas quem me ensinou que organizar em exagero é prejudicial foi a minha filha e isso fez uma diferença enorme na minha relação com o planejamento a ponto de virar o meu diferencial nesse mercado, ao abraçar o caos como parte da vida e aprender a dançar com ele. Ela me ensina todos os dias, estica os limites do tempo, ultrapassa e me ensina a experimentar outras maneiras de fazer as coisas.

Sobre criatividade
Outra coisa que eu amo e acho essencial. Fiz cursos sobre isso, leio livros sobre isso, mas é com a minha filha que eu vejo na prática o que aprendi na teoria. As sacadas, a curiosidade, a determinação, o questionamento, a experimentação. O meu papel é garantir a segurança apenas, quem sabe mesmo o que fazer é ela.


Poderia citar tantas outras coisas mais, mas acho que tá bom pra começar. Que eu possa seguir aprendendo com ela e nessa troca a gente siga se desenvolvendo junto. E que eu possa de alguma maneira ter te inspirado com esse post a olhar com outros olhos a sua relação com seus filhos e refletir sobre os aprendizados que eles te passam por aí. Se fez sentido pra você, deixa um comentário que eu vou adorar saber.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP