Aprenda com as crianças a ser mais produtivo

04:11



Volta e meia eu recebo perguntas sobre como ensinar as crianças a serem mais organizadas. Mas a proximidade com o dia das crianças me inspirou a refletir sobre o contrário: como as crianças podem nos ensinar a sermos mais organizados e produtivos?

Eu aprendo com minha filha todos os dias. Se você tem filhos (se não tem, não tem problema, segue no texto que as dicas valem pra você também), observe como eles levam a vida de uma maneira mais leve, priorizando o que é mais importante para eles!

E não me venham com o papo de que para eles a vida é fácil porque eles não pagam conta! Exercite a empatia e se lembre de como era difícil não entender as coisas que os adultos falavam, como tinha que lidar com vários medos, como era a pressão dos seus pais e da escola. Cada fase tem seus desafios e é fato que as crianças parecem lidar super bem com eles (não sozinhas, claro).

Então vem comigo ver alguns exemplos de como podemos aprender com as crianças hoje e sempre:

  • Caiu? Levanta! Pode até chorar um pouco, porque dói, mas 5 minutos depois, esqueça! As crianças lidam com os machucados e sofrimentos assim. É um drama na hora, mas logo passa. Seria bom resgatar isso. Se permitir, aceitar as emoções e então deixar ir.
  • Tá difícil fazer alguma coisa? Ache um outro jeito ou peça ajuda de alguém mais experiente. Já se reconheceu? A criança não costuma ficar horas reclamando da vida, ela tenta inventar um outro jeito e se não consegue ou tá com preguiça ela simplesmente chama alguém que ela sabe que vai resolver aquilo rapidamente. A gente cresce e vem uma dificuldade imensa de admitir precisar de ajuda, o que nos faz perder um tempo enorme.
  • Tá cansada? Dorme! Criança dorme em qualquer lugar, já reparou? A gente não pode dormir em qualquer lugar, nem sempre é seguro. Mas a gente pode aprender com as crianças a reconhecer nossos limites, respeitá-los e descansar quando necessário. 
  • Não tem brinquedo? Inventa uma brincadeira com o que tiver disponível. Quantas vezes já vi crianças curtindo mais as embalagens do que o presente?! Ou vi em restaurante minha filha se entreter com os guardanapos e sachés de mostarda e açúcar sem precisa de Youtube ou Netflix?! Crianças são criativas, imaginativas, inventivas por natureza. Todos fomos assim algum dia e resgatar isso pode nos ajudar a resolver muitos problemas.
  • Seja curioso e pergunte o que não souber. Já viu criança com vergonha de perguntar alguma coisa que tá intrigando ela? Ela pode ter até vergonha do desconhecido, mas na primeira oportunidade vai perguntar pro adulto mais próximo e tirar sua dúvida. Crianças são exploradores e exploradores têm a chave do auto desenvolvimento
  • Observe e aproveite as oportunidades. Criança fica de olho em tudo, absorve e repara em tudo e aproveita sempre cada coisa pelo caminho. A gente meio que desaprendeu e deixa pra reparar no caminho só quando está de turista nas férias e acaba perdendo oportunidades pelo caminho.

A verdade é que nós adultos complicamos demais as coisas. Resgatar a simplicidade da infância pode ser a chave para um mundo de possibilidades inclusive administrar melhor o tempo. 

Agora me conta: que outro aprendizado as crianças podem nos passar?


You Might Also Like

2 comentários

  1. Achei fantástico o post! Salvei para reler pois vou precisar kkkk
    Eu tenho dificuldade de lidar com crianças, e o texto me mostrou várias possibilidades! Bjos e Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crianças são uma oportunidade de resgatar tanta coisa na gente! Aproveita!! Feliz que tenha gostado e te aberto essa possibilidade! Bjo!!

      Excluir

Sou associada ANPOP