Como organizar uma transição de carreira?

05:00


Por ter passado por uma transição de carreira, muita gente me pergunta como foi esse processo. Fui percebendo ao longo desses anos na Avesso do Caos que o desejo de mudar de área de atuação profissional existe na vida de muitas pessoas e já ajudei algumas delas em processos de consultoria a organizar planos de ação para isso, assim como me organizei para isso também. Esse post de hoje é sobre isso.

Transição de carreira é aquele processo de mudança em que você sai de uma carreira que construiu por um tempo e passa a se dedicar a uma outra área de atuação profissional. Esse movimento pode ser ou não voluntário, pode ser um salto ou uma caminhada paralela, enfim, pode acontecer de diferentes maneiras. Aqui eu quero falar sobre quando esse movimento parte de um desejo e existe uma janela de tempo para se desenrolar. É nesse contexto que a organização pode ajudar mais e de maneira mais leve, mas coloca nos comentários se você deseja que eu aborde outros formatos em posts futuros, ok?

Vamos lá. Ainda que essa transição parta de um desejo seu de mudar de área e construir uma nova carreira, nem sempre a clareza está presente e muitas dúvidas provavelmente estão na sua mente. Se vale a pena jogar tudo pro alto, se faz sentido começar tudo do início, se você vai ter sucesso, se vai conseguir se sustentar...é natural porque é um passo importante mesmo.

Eu gosto de sugerir um exercício para mapear esses pensamentos porque eles podem te sabotar ao longo do seu plano de ação. É o exercício de listar perdas e danos. Eu tenho uma ferramenta para esclarecer objetivos que você pode baixar aqui e vai te ajudar nesse sentido. Considere responder a ferramenta pensando primeiro na sua carreira de hoje e tendo ela como objetivo e depois preencher a ferramenta pensando na nova carreira como um objetivo. Veja o que aparece e use isso para te ajudar a refletir sobre suas dúvidas e preocupações.

A partir dessa clareza, o próximo passo é reunir informações sobre o caminho que quer seguir. Como quando lidamos com qualquer coisa nova na nossa vida, né? A gente estuda e investiga o que é necessário para seguir. Será que existe alguém que já passou por isso? Algum livro, site, blog ou pesquisa de mercado que fale sobre os desafios dessa nova profissão? Que cursos eu posso fazer que vão me colocar em contato com o conhecimento base para essa escolha?

Fazer isso em paralelo, ao invés de jogar tudo pro alto é o que eu considero levar a transição de carreira de maneira organizada, sabe? Listar o que precisa ser feito, os caminhos possíveis. Pensar em estratégias, criar um plano de ação.

Outro ponto importante é a questão financeira. Começar uma nova carreira é retroceder no salário na maioria das vezes. Lembra aí de quando você começou, recém saído da faculdade...salário de estagiário...não tem como querer começar em uma nova área ganhando o que você ganha hoje nessa que você já se dedica a anos! É bom lembrar disso. Os primeiros anos são complicados financeiramente, então é bom se preparar pra isso e fazer um pé de meia. No início você precisa investir para depois colher os frutos.

Comigo foi assim, passei por esses conflitos e dúvidas e organizei e me preparei como pude, diante do que eu tinha a minha disposição. Comecei a Avesso do Caos em paralelo a minha carreira profissional anterior e fiquei assim por três anos, estudando e me desenvolvendo, usando o salário para investir em aprendizado e estruturação.

Até que tive a "sorte" de ficar alguns meses parada por causa de uma lesão grave no tornozelo (o que me possibilitou desenvolver o negócio de maneira mais profissional e estratégica) e na volta ser demitida ( o que liberou meu FGTS para investir em mim mesma e no meu negócio) e me dedicar completamente a minha nova profissão.

E agora eu sigo estudando a possibilidade de uma terceira carreira como psicóloga, apesar de ainda não ter certeza de que quero atuar de fato nessa nova carreira. Anda estou naquele período de avaliação que eu comentei aqui, de refletir sobre as perdas e ganhos.

Espero que esse post tenha te ajudado a ganhar uma nova perspectiva sobre esse processo de transição de carreira e sobre como a organização pode te ajudar nesse caminho. Se precisar de ajuda para estruturar o seu plano de ação, me chama

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP