Organização da rotina - cardápio da semana

05:00


Um processo que costuma ocupar boa parte da rotina de uma casa é o de estruturar e gerir o cardápio semanal, a alimentação da família que nela vive. Algumas pessoas se preocupam mais e outras menos com isso, mas aparece muito esse ponto nas consultorias individuais, então resolvi conversar com vocês aqui também sobre isso.

Independente se você tem ajuda ou não para realizar as atividades que estão envolvidas nesse processo, podemos falar sobre as seguintes etapas:
  • Verificação do estoque - fazer a gestão e a organização da despensa, ficar de olho nos ingredientes que são usados rotineiramente. É legal também manter a própria cozinha em ordem para facilitar a vida.
  • Planejamento do cardápio - pensar de maneira estratégica na quantidade e no que será necessário.
  • Reposição dos ingredientes - gerenciar as compras focando no que é necessário e evitando desperdícios.
  • Elaboração do cardápio - cozinhar de fato, seja antecipadamente ou diariamente.
Nem sempre todas essas etapas acontecem e quando acontecem nem sempre é nessa ordem. Boa parte dos problemas está justamente em não olhar para essas etapas (pelo menos em algum momento). Aquele desespero de procurar algo na geladeira e não encontrar, de precisar comer algo rapidamente e não ter nada pronto, de ir ao mercado e não trazer o que é necessário. Acontece com você? São essas pequenas coisas que nos fazem perder tempo no dia a dia, não é verdade?

Eu não sou aquela que vai te dizer que você precisa seguir uma fórmula pronta, uma ordem ou um passo a passo rígido para otimizar seu tempo (desculpa se essa era a sua expectativa!). Acho que o mais importante é você observar e entender a dinâmica da sua casa. Saber quem come, quando come, o que gosta ou precisa comer e com que frequência as coisas acabam e é preciso repor.

O objetivo é entender como se dá cada etapa por aí e então organizar de acordo com a sua rotina e disponibilidade. Isso significa também refletir e definir sobre a distribuição das tarefas hein?

Aqui em casa, por exemplo, vem uma diarista duas vezes por semana e quando ela vem faz a comida da casa para os dias seguintes até a próxima vinda dela. Antes dela vir, olhamos a despensa e pedimos pelo aplicativo a reposição dos ingredientes. Mas eu também faço compras ao longo da semana para repor o estoque de lanches pra minha filha levar pra escola ou das bebidas, frutas e pães. A gente pensa no cardápio toda semana tentando variar um pouco e levando em conta os preços dos alimentos e as nossas restrições alimentares e direciona a cozinha.

O que acontecia por aqui e vejo acontecer com muita gente é deixar pra pensar na comida quando tá com fome e acabar comendo qualquer coisa. Eu percebi o quanto que isso era ruim pra mim porque eu acabava me sabotando priorizando a praticidade ao invés da saúde. Ajustei a rotina para incluir um tempo de atenção para as etapas que descrevi acima e as coisas passaram a fluir melhor.

Nem sempre funciona...tem semanas que a gente fica sem criatividade ou os preços estão uma loucura, o aplicativo não entrega o que a gente pediu, a comida não foi o suficiente para a nossa fome...normal, né, acontece! Mas em linhas gerais a gente sabe o que precisa ajustar, percebe?

Como é por aí esse processo? Qual a sua maior dificuldade na organização do cardápio? Me conta aqui nos comentários.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP