Organizando a Cozinha

06:00


Vamos falar de cozinha hoje? Independente se você cozinha ou se tem alguém para te ajudar, a organização desse espaço deve levar em conta as pessoas que o utilizam, provendo praticidade, segurança e saúde.

  • Armazene os objetos próximos ao seu local de uso. Não adianta estar cozinhando no fogão e ter que atravessar a cozinha para pegar o tempero que você precisa. Pense nisso quando estiver definindo o local para cada coisa. A cozinha também deve ser setorizada de acordo com os usos que você faz dela. Armazenamento de alimentos, preparação de alimentos, armazenamento de louças, lavagem e armazenamento dos recipientes de preparação de alimentos.
  • Para praticidade posicione a bancada entre o fogão e a geladeira ou formando um triangulo com esses eletrodomésticos, afinal a bancada é o ponto de apoio para ambos.
  • Evite o uso de potes de plástico redondos. Plástico costuma dar cheiro e os recipientes redondos ocupam mais espaço. Prefira os de vidro e quadrados ou retangulares.
  • Esteja sempre atento a validade dos mantimentos e vida útil dos eletrodomésticos. Jogue fora tudo que estiver vencido e mande para o conserto eletrodomésticos com mau funcionamento.
  • Os mantimentos uma vez abertos devem ser armazenados em potes de vidro com a identificação da validade. Manter nas embalagens originais depois de aberto pode afetar a durabilidade.
  • Libere espaço das bancadas para facilitar a preparação dos alimentos utilizando as paredes. Pendure os itens usando ganchos e barras assim eles se mantém ao alcance.
  • As panelas e potes devem ser armazenados próximos a suas tampas. Senão você vai acabar gastando muito tempo para procurar a tampa certa e vai acabar desistindo. Eles também devem ser organizados por tamanho e cor.
  • Nos armários e despensa coloque os itens de maior uso na parte da frente e deixe no fundo o que é utilizado apenas em ocasiões especiais.
  • Se você tem crianças em casa, precisa ter cuidado com temperos fortes, materiais de limpeza objetos pequenos e cortantes, todos devem ser guardados em prateleiras altas sendo os últimos de preferência fechados em gavetas com travas de segurança para evitar acidentes.

Aqui também valem as regras: sujou-limpe, tirou do lugar - retorne após o uso, acabou - reponha, abriu, feche. Essas são regras de boa convivência em ambientes compartilhados. 

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP