Organização e Saúde

05:00

Início de ano é aquele momento de colocar a vida em ordem, certo? Aproveitar o clima de renovação para dar foco as metas para o novo ano. E a saúde sempre está relacionada a algumas metas, não é verdade? Começar uma dieta, emagrecer, treinar pra uma maratona, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação mais saudável. A gente começa com pique total, mas nem sempre consegue cumprir até o final do ano. Que tal usar a organização como ferramenta para te ajudar nisso?

  • Use ferramentas de controle de compromissos: agendas, calendários, aplicativos. Agende exames periódicos com antecedência e mantenha-os a vista.
  • Priorize seu objetivo nas escolhas do dia-a-dia: se ser mais saudável é importante para você, de verdade, então você vai conseguir encontrar tempo para isso. Faça no seu ritmo, mas não procure desculpas. Se você agendou uma consulta mas apareceu outra coisa mais interessante, antes de desmarcar repense suas prioridades e tente manter o que planejou. Se planejou e colocou na agenda é porque é importante, né?
  • Planejamento: vale para o cardápio da semana, as compras do mercado, os treinos, os equipamentos, as consultas. Se você para um tempinho que seja para pensar no que vai fazer as chances de cair em tentação diminuem.
  • Escolher conscientemente: os lugares em que vai comer, as atividades que vai fazer. Tente deixar tudo mais divertido. Chame amigos, escolha a musica e o ambiente. Que tal conhecer o restaurante natural novo que abriu no bairro, ou aquele delivery de saladas orgânicas? Sim, tudo isso existe e pode te surpreender, tanto em sabor, quanto em qualidade. Quanto mais divertido e diferente a experiência, melhor.
  • Se perceba: identifique suas maiores dificuldades, o período do dia em que o exercício rende mais, quando se sente mais ativo, quando sente mais fome, as emoções relacionadas. Estudos mostram que manter um diário alimentar e de exercícios atrelados aos sentimentos e sensações facilita o auto-conhecimento e adequações da dieta e rotina para maior eficácia. Só mergulhando no caos a gente consegue entender os mecanismos necessários para se organizar, né?
  • Criar mecanismos e lembretes: por mais focado que você esteja no objetivo de uma vida mais saudável, o dia-a-dia corrido pode acabar te sabotando, então lembretes são bons artifícios. Eu uso para me lembrar de tomar água, comprar os lanches saudáveis e até para comer mais devagar. Parece meio paranoia, mas até virar um habito, esses pequenos truques ajudam muito.
  • Organizar a agenda para encaixar exercícios físicos e rotina mais ativa: em meio aos seus compromissos todos e com uma visão geral deles você pode ver onde pode encaixar compromissos com você mesmo para uma rotina mais saudável.


Com os truques acima é menos provável que seu inconsciente te sabote. São ferramentas de suporte. Mas tudo depende de você. Da sua motivação, das suas prioridades. Se existem pessoas que conseguem, então você também consegue! Peça ajuda, se ajude, e boa sorte!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP