Organizando a despensa e compras semanais

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Na pesquisa dos 2 anos de blog eu pedi sugestões de temas que os visitantes gostariam de ver por aqui e recebi a seguinte sugestão que deu origem ao post de hoje:

"eu tenho uma dificuldade tremenda em me organizar quanto às comprar semanais de comida. Hoje já consegui reduzir bem a quantidade de sobras, mas ainda não cheguei num nivel que me agrade."

Já falei sobre a organização de vários cômodos de uma casa, mas só fui me tocar que ainda não tinha falado da Despensa ao receber esse pedido na pesquisa (tá vendo como é importante participar com suas sugestões). Agora vamos consertar isso. Vamos falar sobre esse cantinho especial da casa que acomoda nossos alimentos e provavelmente outras coisas mais para otimizar as compras e minimizar as sobras.

A primeira coisa que você precisa é identificar onde é a sua despensa. Nem vem com essa cara de "óbvio" porque tem gente que nem definiu ainda qual espaço da casa será utilizado para guardar os mantimentos. Então, sim, você precisa definir onde está ou onde vai ficar a sua despensa.

Cabe aqui um parênteses. A despensa é o local onde você guarda seus mantimentos. Como mantimentos entendo tudo que você precisa no seu dia a dia, itens de reposição. Mas você pode preferir manter uma mini despensa em cada cômodo para facilitar essa reposição. Explico: você pode usar um armário ou quartinho para armazenar tudo de comida a itens de higiene, limpeza e escritório. Ou pode preferir ter uma prateleira no armário do banheiro para guardar o que é item de reposição de banheiro, um armário na cozinha para alimentos, um armário na área de serviço para limpeza. Percebe a diferença? Você é quem diz como acha melhor fazer.

Separe o que está em uso do que é estoque e reposição. Se a embalagem já está aberta, você precisa armazenar com mais cuidado enquanto o que ainda não foi aberto pode ficar na embalagem original. Se você mantem tudo no mesmo local misturado você pode acabar abrindo uma nova embalagem de algo que já está aberto por exemplo. Já vi inumeras vezes casas com dois sacos de farinha de trigo abertos ao mesmo tempo porque na hora de fazer o bolo a pessoa pegou o primeiro saco que viu e foi o que estava fechado. Vamos evitar desperdício combinado?

Limpe e faça triagem nesse espaço periodicamente. Eu sugiro uma vez por mês. Nesse momento é importante verificar a validade tanto do que está aberto quanto do que está fechado para evitar problemas. Se tem algo aberto que está próximo da validade veja a possibilidade de colocar em uso ou doar para alguém que possa utilizar o produto antes do prazo se não for o seu caso. Melhor do que deixar vencer e ter que jogar no lixo. Denovo, vamos evitar desperdício, combinado?

Agora vem a maior dica que eu posso te dar sobre esse espaço: tenha um inventário dos ítens visível. Sabe controle de estoque? É disso que você precisa. Eu sugiro uma lista de tudo que você tem com quadradinhos do lado representando a quantidade atual. Se tirou da despensa e colocou em uso, corta um quadradinho. Se foi ao mercado e comprou mais um item atualiza incluindo o item e os quadradinhos. Mantendo isso, na hora de ir ao mercado é só verificar essa lista e ver o que precisa comprar!

Quanto a evitar sobras, o que você precisa é observar o consumo. Você precisa entender os seus hábitos. O que os habitantes da casa usam mais, o que usam menos. Quanto tempo leva para consumir um determinado produto na sua casa. É chato? Pode ser. Mas não tem outro jeito. É experimentando e observando. Reduz a quantidade uma semana e vê o que acontece. Ou aumenta e vê o que acontece.

É importante também para evitar sobras planejar o uso. Olhar para as atividades da semana seguinte e pensar o que será necessário antes de ir ao mercado. Vai ter que fazer um trabalho que demanda papel e talvez não dê o que já existe em casa? Então inclui papel na lista. Planeje as refeições da semana com antecedência incluindo as guloseimas quando a fome aperta.

Resumindo: Cuide do que você tem. Antecipe. Planeje o consumo. Evite desperdício.


Acho que é isso. Espero ter ajudado. Tem alguma outra dica que coloca em prática ai ou alguma outra duvida mais especifica? Fica a vontade para deixar aqui o seu comentário.

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