Existe vida profissional pós licença maternidade?

05:00

 


Eu passei por isso...carreira profissional em desenvolvimento, gravidez, licença (o que pra empresa significa estagnação na carreira) e retorno cheio de preocupações. Voltar a trabalhar após o fim da licença maternidade é tenso e a gente precisa falar sobre isso e como a organização pode ajudar.

Infelizmente ainda existe muito preconceito com as mulheres no mercado de trabalho e um machismo estrutural que reforça a ideia de que com a chegada dos filhos a mulher vai se dedicar mais que o homem aos cuidados com a criança. Isso gera uma culpa danada quando é a hora de retornar ao trabalho. Uma pressão para performar no trabalho para que não se coloque a nossa competência em questionamento e do outro lado uma pressão para que sejamos as mães dedicadas das propagandas e filmes. Como dar conta disso tudo sem surtar?

Acho que um bom lugar para começar essa reflexão é em nós mesmas. O que a maternidade significa pra gente? Que papel ela desempenha na nossa vida? O quanto queremos, precisamos e podemos nos dedicar a essa atividade? E o mesmo para o trabalho! Entender como nos sentimos com relação a essas áreas ajuda a entender nossas prioridades e limites e então negociar nossos horários e responsabilidades nesse retorno.

Por exemplo, se você quer manter a amamentação exclusiva, é importante tentar alinhar pausas e trabalho remoto para o processo de ordenha e amamentação em si. Se você vai precisar deixar seu filho com alguém ou em uma creche, é importante que seus horários estejam alinhados com os horários dessa rede de apoio e negociar isso no trabalho é fundamental. Agenda uma reunião com seus líderes e supervisores quando retomar e entenda como são as políticas de benefícios da sua empresa com relação a esse momento do funcionário.

Uma coisa que ajuda também nessa volta ao trabalho é, nas últimas semanas antes do retorno, retomar aos poucos seus contatos com a empresa. Falar de vez em quando com os colegas de trabalho é importante para entender como estão as coisas, identificar possíveis mudanças nas atividades e na estrutura da empresa, além de vislumbrar oportunidades por vir.

Pode ser interessante também identificar necessidades de desenvolvimento e capacitação. Pode ser uma boa começar a ler sobre temas referentes ao seu mercado de trabalho e até fazer algum curso online que te ajude a se atualizar e se renovar para essa volta.

A sua preparação para a volta começa em casa, semanas antes. Fique atenta aos horários do seu filho e às suas necessidades e tente estruturar uma rotina já pensando nos ajustes necessários para quando retomar o trabalho. Pode ser o caso de fazer adaptação na creche ou combinar de ir deixando aos pouquinhos com a cuidadora ou parentes sem a sua presença. A parte mais difícil pra gente é esse distanciamento daquele ser que ficou tanto tempo pertinho.

A partir do momento que nasce um filho, nasce uma mãe e morre um pouco daquela mulher que éramos antes. Ter clareza disso ajuda bastante a não criar expectativas irreais quanto a volta. Você não vai ser a mesma mulher profissional de antes. Isso não quer dizer que vá ser pior, ou mesmo melhor. Você vai ser apenas diferente. Com outra rotina, outro corpo, outros sonhos, outras prioridades. Leva tempo para ajustar essa mudança ao seu dia a dia de trabalho. Encare como se fosse um início em um novo trabalho, ainda que você permaneça na mesma função e cargo que antes.

O primeiro mês após o retorno ao trabalho vai ser o mais complicado justamente por conta dessa readaptação a rotina. Você pode se sentir mais cansada e ansiosa e o seu filho vai sentir isso. Aliás, ele vai sentir a mudança também e isso pode significar que ele fique mais enjoadinho e até doente. Já pensar nisso de antemão te ajuda a planejar melhor. Evite colocar muitos eventos, reuniões e compromissos nesse primeiro mês. O foco precisa ser você, seu filho e essa mudança pela qual vocês estão passando.

Depois que temos filhos algo que muda também é que fica ainda mais claro que não existe essa divisão de trabalho e vida pessoal. Não existe isso de esquecer dos filhos quando estamos trabalhando, eles fazem parte de quem somos agora. Por outro lado, isso não significa que você é menos capaz ou menos produtiva. Focar na sua carreira também é parte de quem você é, então organize sua rotina de trabalho, seus controles, suas entregas, para que você possa continuar demonstrando a profissional que você ainda é.

Resumindo, sim, existe vida profissional após a licença maternidade. Ela é possível e saudável para você e para o seu filho. Mas, também é importante deixar claro aqui que tudo bem se você resolver não voltar e se dedicar a seu filho ou mesmo a um novo negócio próprio. Desde que você faça essa escolha de maneira consciente e planejada, vai ficar tudo bem.

Espero que esse post tenha ajudado, conta comigo e com a organização para te ajudar, combinado? Qualquer dúvida, manda nos comentários ou me procura por e-mail. 

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP