Porque a organização é importante nesse momento?

05:00


Momentos de caos como o que estamos vivendo pedem...organização! Se você tem preconceitos com essa palavra, peço que assista primeiro esse vídeo aqui embaixo. Depois, siga em frente e vamos entender porque é tão importante desenvolver o hábito da organização nesse momento.


A desorganização surge normalmente como um sintoma de que algo não vai bem, como uma febre que indica que estamos com alguma inflamação. É um alerta para darmos atenção a algum aspecto da nossa vida que está sendo deixado de lado. E esse caos que estamos vivendo, acredito eu, não é diferente. Em proporções muito maiores, claro, ele vem para nos mostrar que como humanidade, temos muito o que aprender. A lidar uns com os outros, a valorizar o contato, a priorizar o que é importante, a usar a rotina como ferramenta de bem estar inclusive emocional.

Em momentos difíceis, sentimos ansiedade, tristeza, medo, angústia. E a verdade é que nem sempre estamos preparados para lidar com esses sentimentos decorrentes dessa insegurança e imprevisibilidade generalizadas. As pendências se acumulam, as tarefas aumentam gerando sobrecarga, a casa fica de pernas para o ar sem podermos contar com auxílio externo. Vivemos a sobrecarga, a preocupação, a falta ainda maior de tempo. Consequências da crise que foi provocada pelo Coronavirus.

Mas toda crise é uma oportunidade e esse post é para te contar como a organização pode ser uma ferramenta de apoio essencial nesse momento. Dá uma olhada: 

  • Te ajuda a ter uma visão mais clara da situação - reunindo dados e os organizando em listas ou mapas mentais você consegue ver as informações reunidas e entender o todo. As informações organizadas te ajudam a entender com clareza as suas necessidades o que torna mais fácil entrar em ação para o que é realmente importante pra você nesse momento.
  • Te dá segurança - não sei se você já experimentou a sensação de ter uma rotina estruturada e saber exatamente o que é preciso fazer em seguida, mas eu particularmente acho maravilhosa essa segurança de poder se entregar ao planejamento sem esforço e preocupações. Essa segurança vem da estrutura, da antecipação.
  • Promove bem-estar - é uma delicia se sentir em movimento em direção aos seus objetivos, se perceber em desenvolvimento, cuidando do que é importante. Esse aumento geral de satisfação é o bem estar. Isso sem falar que se cuidar é parte do processo.
  • Restaura o equilíbrio - organizando você percebe o que é necessário fazer para equilibrar as áreas da vida. Percebe suas necessidades e prioriza evitando a sobrecarga em apenas alguma área da vida em especial.
  • Possibilita reflexão e desenvolvimento pessoal - organização de verdade começa com um mergulho em si mesmo e olhar para cada aspecto da sua vida classificando o que é ou não importante te trás ideias e descobertas que te ajudam a melhorar e crescer enquanto individuo.
  • Otimiza seus recursos e gera economia (tempo, dinheiro, paciência, motivação, comida) - você sabe quanto tem e quanto precisa e assim se planeja para lidar com a diferença, se estrutura para chegar onde deseja. 

Existem alguns mitos relacionados a organização que podem estar te afastando de incorporá-la como um hábito na sua vida. Eu preciso te dizer também que organizar demanda um processo de autoconhecimento que pode ser difícil para você nesse momento. Mas essa é uma oportunidade única para esse mergulho porque estamos todos sendo forçados a lidar com nós mesmos, a olhar pra dentro. E estamos também todos no mesmo barco, o que facilita o exercício da empatia e cooperação. Aproveite e use a organização a seu favor. 

Dentro desse contexto, investir em uma consultoria personalizada pode ser o diferencial para acelerar a sua reação a esse momento, adaptando a rotina e reestruturando objetivos e planos de ação, para você ou seu negócio. Claro que esse deve ser um investimento pensado com cautela para que esteja dentro do seu orçamento e possibilidades de dedicação. 

Que tal bater um papo comigo para entender como eu posso te ajudar de maneira personalizada para te trazer resultados e te ajudar a lidar de maneira mais leve com esse momento? Agenda uma sessão inicial gratuita (clica aqui pra ver como funciona essa sessão) e eu te conto como posso te ajudar. Independente disso, conte sempre comigo para trazer conteúdo que te faça refletir sobre como incorporar o hábito da organização na sua vida.

Falando em reflexão, se estiver no clima, dá uma lida nesse post sobre como seria o mundo sem organização (bem nessa vibe de hoje).

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP