Um gancho para pendurar novos hábitos

05:00

Outro dia meu marido veio me contar que viu um vídeo falando sobre a importância de associar um novo hábito a um hábito já existente. Ele estava empolgado e eu não entendi o motivo pois já sabia sobre isso. Ele disse que não era óbvio e que fez toda a diferença pra ele pensar assim, o que me fez pensar em trazer esse assunto por aqui também. Espero que faça a diferença pra você também.

Quando a gente está se propondo a iniciar um novo hábito é um sofrimento danado. Nos primeiros dias a gente tá empolgado e a coisa flui mas depois os dias e semanas vão passando e a gente acaba sendo vencido pelo cansaço, já reparou?

Isso é super normal porque qualquer mudança envolve readaptação e quanto maior a mudança maior é a resistência do seu corpo e da sua mente para realizá-la.

Isso acontece pra economizar energia mesmo e garantir que essa mudança é realmente importante! Falei disso aqui no blog conversando sobre força de vontade. E falei também em um post sobre como a gente acaba sempre escolhendo o prazer imediato quando comparado a uma realização futura, o que também dificulta bastante as coisas.

Mas sabe o que ajuda a romper essa barreira inicial? Aproveitar algo que já seja automático na sua rotina. Se liga no exemplo: eu costumava ler nos deslocamentos, mas com a pandemia isso acabou. O hábito da leitura ficou difícil então pra mim de encaixar e eu amo ler. O que eu fiz? Uni a leitura ao café da manhã.

O hábito de tomar café já está mais do que implantado e é automático já pra mim mesmo se eu estiver sonolenta. O que eu fiz foi usar o café como gancho pra leitura, colocando o livro da vez na mesa onde eu sento pra tomar café e deixando ele lá. Na hora do café eu via o livro e automaticamente pegava pra ler o que me fez retomar o hábito da leitura.

Essa história dos ganchos é sensacional e vale também pra novos aprendizados sabia? Quando você está estudando algo novo, facilita associar a algo que você já sabe, pra memorizar melhor.

Faz sentido né? Simples e quase óbvio, mas é engraçado como a gente nem sempre pensa nisso como uma oportunidade para reforçar nossos novos hábitos ou aprendizados. Experimenta essa dica por aí e aproveita para usar a roda de hábitos pra acompanhar.

Me conta aqui nos comentários se tem algum hábito novo que você está querendo implementar e pensa que outro hábito pode ser o gancho ideal!

E se precisar de ajuda com mudanças de hábito e rotina, vem fazer Consultoria online comigo!
E se quiser ler mas um pouco sobre hábitos sugiro esse meu outro texto aqui com 5 coisas que aprendi sobre hábitos.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP