Otimizando o aprendizado antes, durante e depois das aulas.

05:00



Eu já falei aqui beeem lá no início sobre Organização de Estudos, mas hoje eu quero me aprofundar um pouco. E já que as aulas recomeçaram a pouco tempo na maioria dos colégios e cursinhos por aí, acredito que pode ser muito útil pra você.

Hoje eu quero falar sobre estratégias para te ajudar a aprender. Antes, durante e depois das aulas. Na maioria das vezes, as pessoas deixam para focar nos estudos após as aulas, na véspera de uma prova, por exemplo, e essa atitude pode estar diminuindo as suas chances de reter o aprendizado. 

Eu sei que isso pode soar muito nerd, mas eu não ligo, se você não quisesse melhorar sua organização nos estudos e o aprendizado já teria parado de ler esse post no primeiro parágrafo. Se você está aqui, então confia em mim: você precisa assumir de vez o papel de eterno aprendiz. É a vida, como diz a música. E o seu comportamento com relação as aulas é fundamental para otimizar o seu aprendizado. Agora deixa eu te explicar como isso funciona:

- Antes das aulas.

Não importa se você está no colégio, na faculdade, mestrado, pós, estudando pra concurso. Você assiste aulas. Presenciais ou na internet, o contato com os professores e outras pessoas passando pelo mesmo que você acontece e pode ser super rico para seu aprendizado se você se estiver atento para isso. E isso só vai acontecer se antes de assistir as aulas você se preparar para elas. E eu não estou falando apenas do seu material (cadernos, canetinhas e coisas do tipo), eu estou falando da sua postura como um todo. 

Na maioria das vezes a gente já sabe o assunto da próxima aula que vamos assistir, certo? Então porque a gente não pesquisa e lê sobre ele antes? Preguiça? Provavelmente. Mas pensa comigo: você vai ter que pesquisar e ler sobre o assunto de qualquer forma, então porque não fazer isso antes? 

Com esse hábito você vai chegar na aula já com alguma noção e vai anotar já fazendo associações com o que já conhece sobre o tema, o que é um grande alívio para sua mente. Uma economia de esforço e as vezes até de braço. Já reparou que quando a gente não tem nem noção do que o professor tá falando a gente simplesmente anota tudo que ele diz pra depois reler e tentar entender? Pois é, agora pensa na economia se você já tiver uma noção ainda que vaga do que ele tá falando?

Eu sei, provavelmente essa preparação para as aulas vai ser difícil e você vai ficar cheio de dúvidas. Mas quem disse que ter dúvidas é ruim? É ótimo! Assim você vai ficar curioso para saber as respostas e tende a prestar mais atenção ao que será dito em aula.

- Durante as aulas.

Ok, você deu uma lida no assunto e então o professor começa a falar. Durante a aula, o seu foco tem que ser no professor, mas evite que esse aprendizado seja passivo. Interaja, participe, aproveite para tirar suas dúvidas. Entre anotar e participar, escolha sempre participar. Até porque, tendo lido a materia antes você já não ia anotar tanto assim, apenas as palavras chaves e insights mais importantes. 

Outra coisa legal de se tentar fazer durante a aula é elaborar mapas mentais a partir dessas palavras chaves, relacionando os assuntos, insights e contexto. Apenas observe para que seus questionamentos não atrapalhem o fluxo da fala do professor, muito menos se coloque como superior apenas por ter lido o assunto antes dos demais. Isso vai deixar todo mundo com muita raiva de você e não vai te ajudar em nada. 

A postura de aprendiz envolve entender que tudo a sua volta pode ser útil para você de alguma forma e mesmo que você já saiba alguma coisa, o ponto de vista das outras pessoas pode te ajudar a estruturar melhor o seu raciocinio criando links e associações para que se lembre do assunto quando necessário.

Durante as aulas também é importante verificar com o professor as pegadinhas (aqueles pontos do assunto que te levam a um raciocínio direto mas que na verdade estão errados dentro do contexto) e pontos de atenção e aproveitar para perguntar sobre materiais de apoio relacionados.

- Depois das aulas.

De posse das suas anotações, revise e complemente com o que ficou entendido do assunto assim que possível. Ajuda muito fazer um resumo descritivo com suas palavras. 

É importante também nesse momento ler materiais extras relacionados, os livros didáticos e apostilas. Vale tudo que possa ter alguma relação com o contexto (filmes, musicas, vídeos no youtube). A internet tem muita coisa legal sobre os mais variados assuntos, é só saber procurar. Só não esquece de colocar um alarme para limitar esse tempo de busca ou você pode acabar se distraindo do seu planejamento de estudos. 

Agora vem talvez a mais importante dica de todas: pratique o que aprendeu! Exercícios, simulados e até pedir pros amigos te fazerem perguntas sobre o assunto. Falando em amigos, um bate papo sobre um determinado assunto pode ser uma ótima. Melhor até do que os grupos de estudo mais formais em que todos se sentam para ler a materia juntos.

OBS: Esse é o dia a dia, a rotina basica durante o ano. Mas é importante lembrar que tudo deve se intensificar um pouco para as semanas que antecedem as provas. O assunto deve se manter fresco na sua mente e uma revisão é essencial, mas isso fica para um próximo post, que tal?

Bom, você pode estar se perguntando: e quem disse que isso ajuda? Eu poderia te responder que várias pesquisas por aí colaboram com um ou mais dos pontos que eu citei nesse post mas eu prefiro te dizer na verdade que eu mesma posso te atestar que ajuda. Eu fiz isso a vida toda (já disse que era bem CDF na minha epoca de escola e faculdade), faço aliás ate hoje se precisar, e sempre deu muito certo pra mim. A minha intenção com o post foi compartilhar justamente por isso. Espero que possa ajudar por aí também. Tente organizar sua rotina de estudos dessa forma e me conta se funcionou melhor para você, ou aproveita e me conta como você faz. É sempre bom aprender uma nova dica de estudos! Fico esperando!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá! Estou chegando agora no seu blog. Amei esse post!
    Você já escreveu algo sobre organizar os materiais de estudos?
    Hoje temos muitos PDFs, tem professor que disponibiliza Power point. Qual melhor ferramenta para organizar e acessar esses conteúdos? Um tablet? Um Kindle?
    Sou da época de ter tudo impresso, mas quero rever isso. Se puder indicar algo para ler sobre isso, agradeço!

    ResponderExcluir

Faça parte da minha lista!