Organizando os Estudos

21:27


Post Original: 22/06 - Ultimamente meus dias têm sido de muito estudo e pesquisa, ideias, insights, a mente a mil! E como organizar esse aparente caos para que ele não tome conta de você e você consiga seus objetivos, seja absorver melhor um conteúdo, passar numa prova, para realizar algo importante para você?
É um pouco complicado definir regras para estudo pois cada mente funciona de um jeito e nem tudo funciona pra todo mundo, certo? Viva a diversidade! Mas acho que posso dar algumas dicas e sugestões que você pode testar, ver se funciona para você e depois me contar para servir de ajuda para outras pessoas. Vamos lá?
• Em primeiro lugar, organize seu tempo! Se você tem uma data limite, liste tudo o que precisa ler e pesquisar, os exercícios que precisa fazer e tente estimar quanto tempo você precisaria para cada coisa. Divida esse tempo pelo seu tempo disponível e marque na agenda (quando a gente visualiza cria comprometimento e gera ação). Crie compromissos com você mesmo, do tipo: ler o módulo II e fazer os exercícios até a data X. 
• Utilize artifícios (tecnologia, materiais) para te ajudar a ter disciplina! Não adianta agendar e não cumprir, certo? Então, despertador, aplicativos de gerenciamento de tempo, lembretes no celular, post-its em locais estratégicos, um mural com sua agenda e lista de afazeres em local visível, vale tudo!
• Durma bem e com regularidade! Essa historia de virar noite não faz bem nem pra você nem para os seus objetivos. O sono ajuda a gente a reter conhecimento, é durante o sono, com a mente relaxada, que as conexões acontecem e elas são essenciais.
• Priorize! Organização é estratégia e categorização! Separe os conteúdos em categorias de dificuldade (os que você se sente mais a vontade e os que são um mistério para você) e comece pelos mais difíceis, pois eles provavelmente tomarão a maior parte do seu tempo.
• Organize seu local de estudo! Seja a sua cama, a mesa da cozinha, uma escrivaninha clássica ou uma bancada moderna, separe um cantinho para você, onde você tenha tranquilidade e espaço, com boa iluminação. Limpe o local, tire tudo que não tiver relação com o que pretende estudar (livre-se das distrações, separe na sua agenda um tempo para elas após a finalização dos estudos, isso pode gerar uma motivação a mais para terminar o que precisa) e deixe apenas o seu material, livros, apostilas, tablet (mas nada de redes sociais, a não ser que seu estudo tenha a ver com elas), canetas, marcadores e post-its coloridos.
Mas não esquece que o mais importante aqui é seu foco e disciplina, é identificar os gatilhos para te ajudar a se lembrar de tudo depois, ou pelo menos estruturar uma linha de raciocínio que te ajude a compreender. Fazer resumos do conteúdo, grifar passagens importantes, colar post-its com lembretes para si mesmo ou com insights sobre o assunto relacionando-o a outras áreas da sua vida, vale tudo para ajudar a sua mente a criar as conexões necessárias.

Então, mãos a obra! Viva a organização!

You Might Also Like

0 comentários

Faça parte da minha lista!