ResenhaAvessodoCaos - Produtividade para quem quer tempo

05:34



Hoje tem #ResenhaAvessodoCaos e eu já tava com saudade. Tenho lido livros menos ligados a organização e produtividade diretamente, mais sobre bem estar e desenvolvimento pessoal. Mas semana passada eu finalmente finalizei a leitura do Produtividade para quem quer tempo. Nesse livro, o Gerônimo, coach e especialista em Produtividade apresenta seu metodo. E no post de hoje vou te contar os pontos chaves do livro e minha opnião sincera sobre ele. 
  • Ele diz que existem 4 elementos essenciais para a felicidade que são: realização pessoal, profissional, financeira e equilibrio dos papeis que voce exerce na vida. Então para ser feliz e produtivo você deve achar formas de avançar em cada um desses elementos.
  • Ele classifica as pessoas em perfis relacionados a sua relação com resultados e tempo o que é uma outra forma de te levar a entender que ser produtivo tem a ver com equilibrio. Mais pra frente ele usa esses perfis e a classificação das tarefas explicadas abaixo para determinar o seu nível de produtividade (A, B, C, D u E).
  • Ele classifica as tarefas em tarefas de produção com margem (te leva na direção dos seus sonhos e você planeja com antecedência a execução), tarefas de produção sem margem (te leva na direção dos seus sonhos mas você faz em cima da hora), tarefas de ocpação obrigatórias (não te conduz rumo aos seus sonhos mas precisam ser concluidas) e tarefas de ocupação dispensáveis (nem precisariam ser feitas, só te distraem). 
  • Ele apresenta os pilares da produtividade nivel A: Clareza eficaz (saber claramente onde você quer chegar e seu propósito), Método de Produtividade Inteligente (a metodologia em si: ciclos semanais, folha de produtividade diária e DRD), Mentalidade vencedora (pensamento positivo, fortalecimento das suas convicções e neutralização dos sabotadores, apesar de ele não chamar assim), energias física e mental (sono, otimização das decisões, viver o momento presente, beber água). O livro explica em detalhes cada um dos pilares.
  • Ele usa algumas excelentes frases de efeito para te motivar com relação a jornada da produtividade e as chama de verdades libertadoras e transformadores e ao mesmo tempo te sugere ações práticas relacionadas.
  • Ele faz uma analogia excelente sobre a clareza com relação aos seus objetivos que é a do quebra cabeças. Imagine a vida como um jogo de quebra cabeça e cada dia que você vive você tem a oportunidade de enfiar a mão no saco e retirar uma peça. Se você sabe qual a imagem que você precisa montar e tem isso claro fica bem mais facil escolher diariamente as peças e montar o quebra cabeça da sua vida. Legal né?
  • Uma outra analogia bem legal é o do garçom. Imagine que você é um garçom e você precisa atender o melhor cliente do restaurante que está do outro lado do salão (o que você quer alcançar na vida). Os pedidos na bandeja são as coisas que importam na sua vida e os seus dedos que sustentam a bandeja são os papeis que você exerce. Para alcançar o que você deseja (chegar do outro lado e atender o cliente), você precisa seguir em equilibrio sem negligenciar seus papeis ou deixar o que é importante para você para trás.
O mais legal do livro na minha opinião são os exercícios e exemplos que ele dá a cada etapa e conceito o que torna a leitura de fácil entendimento.  Gosto bastante também das metáforas que ele coloca como as do quebra-cabeças e do garçom. 

A única coisa que eu não gostei mesmo no livro é que como eu sempre assisto os videos dele, muitos exemplos e vários trechos soaram repetitivos. Ele também tem aquele jeito acelerado de querer te convencer de que você precisa continuar ouvindo o que ele tem a dizer e no livro ele faz isso muito. Não sei você, mas em se tratando de livro a minha tolerãncia é infinitamente menor a essa antecipação e justificativa para continuar lendo. Acho que o livro dele é bom o suficiente para que ele não precisasse ficar explicando porque é bom. Nada que comprometa, de qualquer forma.

Resumindo, é uma excelente leitura para quem quer um metodo direto e prático para aplicar já. Não custa lembrar que nenhum metodo funciona 100% e que cabe a você definir o que vale para você. As dicas do livro são otimas, mas você é a peça chave na jornada da produtividade e o autoconhecimento nesse caso é super importante. Aliás, eu particularmente esperava um aprofundamento maior no que diz respeito ao autoconhecimento sendo ele um coach renomado.

E você, já leu o livro? O que achou? Me conta aqui nos comentários.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP