Ponto de equilíbrio

05:00


Eu já trouxe o tema equilíbrio aqui algumas vezes (ligado a rotina e ao trabalho por exemplo) e até fiz um vídeo no youtube sobre o conceito de equilíbrio em si. Eu gosto de falar sobre equilíbrio porque acho que tem tudo a ver com organização, então hoje vim aqui conversar mais um pouco sobre esse tema.

Hoje eu quero conversar contigo sobre o ponto de equilíbrio, o que seria e como encontrar o seu. Basicamente, o ponto de equilíbrio é aquele lugar ou estado em que você se sente realmente satisfeito, nem mais nem menos, exatamente o necessário para se sentir bem, sem exageros.

Pode parecer um lugar difícil de alcançar, mas só parece difícil porque projetamos e idealizamos esse lugar a partir de fontes externas. Fomos influenciados ao longo da nossa vida pelos nossos pais, o momento histórico, a cultura em que vivemos, as pessoas mais próximas, a mídia. E tudo bem, porque faz parte de estar vivo e é assim que formamos nossa visão de mundo.

O problema está em não nos darmos conta dessas influências e passarmos a viver nosso dia a dia e fazer nossas escolhas sem refletir sobre como isso nos influencia e as consequências no nosso bem-estar. Se você acredita que para ser um bom aluno precisa estar presente em todas as aulas e tirar nota máxima nas avaliações, vai se cobrar dessa maneira e ficar frustrado quando isso não acontece. Só que de repente um dia você pode perceber que você não precisa tirar a nota máxima, você pode tirar 9 e ficar igualmente satisfeito sem se exigir tanto, percebe?

Tudo bem acreditar que para ser um bom aluno precisa do 10 também, tá? O ponto não é esse. O ponto é que essa imagem seja condizente com as suas expectativas, necessidades e possibilidades. E é aí que está o seu ponto de equilíbrio. Pra mim pode ser aluna nota 9, pra outra pessoa nota 10 e pra outro nota 6. Não existe certo e errado, existe o seu ponto de satisfação que é bem pessoal. A ideia principal é não medir sua satisfação ou felicidade com a régua dos outros, é encontrar a sua.

Aí a gente chega no ponto de como descobrir seu ponto de equilíbrio. Minha primeira dica é: procurar! (HAHAHAHHAHAHA) Eu ri mas é sério, muita gente nem percebe que tá buscando algo que não existe: a perfeição ou o ponto de equilíbrio de outra pessoa. Então, só de você perceber que suas escolhas automáticas podem ser apenas repetições e hábitos nunca realmente refletidos por você, já seria um excelente ponto para começar.

É daí que vem a segunda dica: auto-observação. Pode ser ficar realmente refletindo sobre seus hábitos e escolhas de maneira mais consciente, mas pode ser também registrar o seu dia a dia de maneira consistente e revisar o que escreveu semanalmente. Pode ser também tirar uns minutos pra aplicar a técnica de escrita livre. Enfim, acho que já deu pra entender.

A partir daí é uma questão de de vez em quando se perguntar se você está no seu ponto de equilíbrio e se voltar pra ele quando exagerar pra qualquer um dos lados. Bom lembrar que seu ponto de equilíbrio não é exatamente o meio viu? É onde faz sentido pra você!

E o que a organização tem a ver com isso? Tem que a sua rotina e seus hábitos precisam estar de acordo com o seu ponto de equilíbrio e a organização é o que vai te ajudar a viabilizar isso. Se você sabe onde é o seu lugar de conforto e satisfação, a organização te ajuda a chegar lá no dia a dia, percebe?

É isso, espero que esse texto tenha te ajudado a refletir sobre como anda o equilíbrio na sua vida e conta comigo pra colocar isso em prática, combinado? Bora continuar esse papo nos comentários?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP