Roda de Hábitos - ferramenta para experimentar

05:30


Postei outro dia no Instagram sobre a ferramenta Roda de Hábitos e foi o maior sucesso, então resolvi explicar aqui um pouco melhor como ela funciona e porque ela pode ser interessante para você.

É bom lembrar sempre que qualquer ferramenta deve servir a você e se adaptar a sua realidade e não ao contrário. Isso significa dizer que talvez a Roda de Hábitos não seja interessante para você. E tudo bem, se for o caso. Trazer ela aqui tem o objetivo apenas de te abrir mais esse caminho de alternativa para te ajudar a acompanhar seus hábitos.

Preciso dizer que a primeira vez que vi essa ferramenta e a experimentei foi por causa do meu planner anual da WishPlanner. Nele, a cada mês tem uma roda de hábitos para você customizar como quiser. Comecei então a ler mais sobre isso e buscar referências, mas o que mais me ajudou foi ter experimentado mesmo. Aliás, sugiro isso fortemente antes de adotar qualquer ferramenta na vida: experimente e veja se tem a ver contigo antes de investir muito tempo e até dinheiro, combinado?

Outra coisa...na internet vocês vão achar como Roda de Hábitos o equivalente em hábitos de outra ferramenta, a Roda da Vida que serve mais como um diagnóstico do seu nível de satisfação com cada área ou hábito. Não é essa a ferramenta que vou apresentar aqui.

Enfim, deixa eu te explicar em que consiste a ferramenta que estou falando:
  • Um círculo de 31 setores, cada um correspondendo a um dia do mês.
  • Cada setor é dividido em 8 partes (cortes ao longo do raio) onde cada uma corresponde a um hábito a ser acompanhado.
O objetivo da ferramenta é acompanhar os seus hábitos desejados em conjunto em uma visão mensal. Segue abaixo um exemplo preenchido por mim no meu wishplanner anual:



E porque essa ferramenta é interessante?
  • Você consegue visualizar e ganhar clareza a respeito da evolução dos seus hábitos
  • Você tem a possibilidade de identificar a interferência entre os hábitos
  • Você foca na visão geral dos dias do mês potencializando a interpretação de cada período
Quando você foca em cada hábito separadamente você pode acabar ficando com uma visão um pouco míope da situação e deixar de perceber como no meu exemplo acima que o período menstrual poderia ser a causa da não realização de alguns hábitos. Isso me ligou o alerta para planejar melhor essa semana reduzindo o ritmo e também me ajudou com informações para que eu pudesse conversar com minha ginecologista e endocrinologista.

Outro exemplo que aconteceu com uma cliente de Consultoria foi identificar que uma mudança na sua dieta alimentar estava afetando seu sono e outra identificou diretamente que determinadas fases do ciclo menstrual afetavam seu humor e disposição.

Outro ponto interessante é quando a gente está introduzindo mais de um hábito ao mesmo tempo o que pode tornar mais difícil identificar qual deles representa um impacto maior na rotina. Com essa ferramenta pode ser que você consiga mais pistas ao longo de todo o mês... o que vai facilitar essa investigação e possíveis ajustes.

Experimentar coisas novas ou mudar atividades habituais podem impactar toda a sua rotina e só com uma visualização assim concentrando as informações em um só local você vai poder entender o que está acontecendo e tomar melhores decisões.

Mas não confie apenas na minha experiência com a ferramenta, experimente e tire suas próprias conclusões! Clica aqui para baixar uma versão especial customizada com ilustrações de Nath Hera feita para a Avesso do Caos. E não esquece de vir me contar aqui nos comentários o que achou e tirar todas as suas dúvidas!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP