Autoestima, autoconhecimento, autocuidado e organização pessoal - Entrevista com Kika Maia

05:00




Hoje o post é sobre você com você mesmo para que possa se relacionar bem com o mundo a sua volta. Quer saber o que essas palavras todas do título têm em comum? Então vem comigo e com minha convidada nesse post especial.



Eu já queria trazer Kika aqui faz tempo, porque sou fã demais do trabalho dela e acompanho bem de pertinho desde muito tempo! Escolhi como tema essas palavras que acredito ter muito a ver com o trabalho dela e principalmente com quem ela é e com a imagem que eu tenho dela.

Fui apresentada a Kika por sua prima Aila uma amiga super querida e não sei se ela lembra mas a gente se conheceu na minha despedida de solteira, um encontrinho com as amigas. Depois ela me fez feliz demais ao me apresentar as roupas plus size que me mostraram que eu poderia me vestir bem com o meu corpo e desde então nos aproximamos cada vez mais trocando ideias e fazendo parcerias.

Mas agora vamos a entrevista com a especialista especialíssima Kika Maia. Se delicie com esse papo:

1. Conta um pouco sobre você e o seu trabalho para quem ainda não te conhece

Eu sou formada em Direito mas sempre fui uma pessoa que se envolvia em muitas coisas. Eu trabalhei com moda e criação de forma inconsciente e sem profissionalização. Até que montei uma loja de moda plus size e fui estudar moda para falar de moda no Instagram da loja, que tinha o meu nome, Kika Maia Plus, de forma consistente. Me apaixonei!

Busquei aprender sobre todas as áreas da moda.  Do material têxtil ao marketing. Na época ,o Instagram ficou conhecido tanto aqui em Salvador quanto nos fornecedores em São Paulo, como um Instagram que não apenas mostrava produto. Por causa disso, assim que os stories começaram a ficar disponíveis eu coloquei o meu rosto para falar sobre autoestima para as minhas clientes e para as mulheres gordas. Sem pretensão me tornei influenciadora falando cada vez mais de moda. Comecei a dar aulas e workshops para mulheres que estavam interessadas em aprender mais sobre a área.

Mas a minha paixão sempre foi história da moda, e foi diante de todas essas influências que eu comecei a fazer atendimentos de Consultoria de Moda para empresas e Consultoria de Imagem para pessoas. Eu posso dizer que eu sou multifacetada na área. Gosto de trabalhar com moda. Hoje atendo como Consultora... Palestrante... professora... e influenciadora.

Comentário: e é boa demais em tudo que faz viu, eu garanto! Pra acompanhar o trabalho, vai no instagram dela.


2. Trabalhando com moda e imagem principalmente com mulheres, como você vê a interferência da cultura na autoimagem e autoestima?

Antes mesmo de trabalhar com moda eu já impressionava por buscar e ter uma segurança com a minha imagem. Isso refletiu muito no meu trabalho. Ainda com a loja eu escutava e tentava servir de exemplo para as mulheres que atendia. Inclusive incentivando-as a experimentar o que não experimentariam em uma loja. Como o atendimento era pessoal e personificado tudo fluía. Eu entendo que a cultura em que estamos inseridas incentiva uma depreciação da autoimagem. A mulher cai em um ciclo de insatisfação, sempre buscando se encaixar em padrões. Isso é triste e destrói a autoestima das mulheres. 

Comentário: buscar seguir as opiniões e ceder às pressões externas ou acreditar em fórmulas mágicas interfere em todas as áreas da sua vida. E é um dos maiores problemas de quem não consegue lidar com o caos e busca a organização pessoal, viu?


3. O quanto o autoconhecimento é importante no seu trabalho e na vida das mulheres em geral, no seu ponto de vista?

Quando chega uma mulher à mim que já faz terapia o meu trabalho é mais tranquilo pq na maioria das vezes ela já se conhece e já sabe o que quer. Eu vou apenas administrar as emoções e oferecer conhecimento técnico da moda.

Mas quando é uma mulher sem terapia, existe uma condução cuidadosa para o autoconhecimento. Afinal, utilizo a moda como instrumento de comunicação de quem a pessoa é. Por exemplo, uma mesma peça de roupa tem a mesma resposta imagética do subconsciente coletivo social. Mesmo assim, ao se vestir com uma peça que acredita que passará um certa mensagem, esta pessoa não tem controle dos ruídos que poderá ter para ser entendida diante da sua imagem, afinal cada pessoa é única na sua construção e pode enxergar a mensagem de um jeito. Está aí a importância de se vestir de você e primordialmente para você. 

Comentário: e autoconhecimento é essencial na organização também, viu? Vem ver esse post meu aqui sobre isso.


4. No momento que vivemos de muita sobrecarga de atividades e informações, como você vê o papel do autocuidado na rotina?

Terapia! Pra mim é o principal. Principalmente porque trabalho escutando questões de outras mulheres. Mesmo assim as vezes não é suficiente e eu preciso ver o por do sol. 

Comentário: Concordo super, terapia é essencial na minha vida também. E curti a ideia do por do sol. Pra mim o mar também ajuda muito. Sobre encaixar autocuidado na rotina, tenho um post aqui sobre isso e sobre sobrecarga e também outro sobre seus riscos que também vale a pena ler.


5. O quanto a organização pessoal interfere nesse contexto e faz parte da sua vida?

Interfere e muito! Não me considero a mais organizada, nem a mais desorganizada. 
Tenho minhas estratégias e faço o possível para não jogar tudo pra cima pq afinal sou eu que vou recolher o que joguei. Faço o possível para manter o equilíbrio na organização. 

Comentário: equilíbrio é essencial viu minha gente? E saber o que isso significa pra você é mais importante ainda. Tem umas dicas boas nesse meu vídeo no youtube.


6. Que dica você daria para as mulheres que estão lendo esse post unindo esses termos que dão título a entrevista (autoestima, autoconhecimento, autocuidado e organização pessoal)?

Nada na vida é dissociado! Vivemos em um eterno jogo de equilíbrio das nossas necessidades, mas também, a depender da fase da vida, é natural pesar mais para um lado. E principalmente...  construção da autoestima é diário. Vai ter um dia que você não vai acordar bem, isso é o genuíno. Entender o porque e que qualquer coisa é o que vai interferir na sua autoestima. Faz com que você se acolha e se organize por ela, sua autoestima. Então minha dica é... esteja atenta a você e tudo que interfere na sua vida, entenda o que te faz bem e priorize isso. 


É isso aí, se conhecer para saber o que é prioridade pra você, organização para possibilitar isso incluindo autocuidado na rotina nessa construção diária de autoestima. Bom minha gente, espero que vocês tenham gostado do papo, agradeço demais a participação de Kika e abro espaço nos comentários para a participação de vocês com comentários, sugestões e mais perguntas pra gente responder!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP