Positividade em excesso pode ser negativo

05:30

Não estou falando do pensamento positivo a lá Pollyanna de tentar ver o lado bom das coisas sempre que possível. Estou falando dessa tendência tóxica de acreditar que tudo é possível, basta querer e que tem nos adoecido.

Eu já falei aqui sobre a produtividade tóxica, suas consequências danosas e o que fazer para evitá-la.  Mas sinto que não foi o suficiente. Ao ler o livro Sociedade do Cansaço (fiz uma resenha em vídeo sobre seus pontos principais, clica aqui para assistir), fiquei refletindo sobre como o positivismo contribuiu para essa produtividade tóxica e o quanto esse olhar está permeado nas nossas vidas influenciando nossas escolhas.

O pensamento de que o ser humano pode tudo se se dedicar de verdade começou a ser usado lá atrás como técnica para diferenciar e comparar os trabalhadores nas fábricas. Se o alguém que faz o mesmo trabalho que você produz mais então você também pode. Esse era o discurso utilizado para motivar o aumento da produção.

Não tem nada errado em buscar o seu desenvolvimento pessoal, muito pelo contrário. Mas a motivação para isso deve vir de você e deve levar em conta seu contexto pessoal, suas prioridades, seus valores, seus limites, sua visão de felicidade. Percebe a diferença?

É claro que é difícil essa consciência porque vivemos sendo influenciados por outras pessoas e pela mídia. Mas é possível barrar um pouco esse movimento externo para dar atenção aos seus desejos particulares.

Ao mesmo tempo, precisamos entender que nem tudo é possível e ficar bem com isso. Ansiedade e depressão são muito comuns atualmente justamente porque acreditamos que somos fracassados ou estamos errados porque não conseguimos ser como algum famoso, conquistar o sucesso nos moldes disseminados pela mídia, ganhar dinheiro para comprar a felicidade que a propaganda vende.

Se tudo é possível e eu não consigo, o problema sou eu né? Só que não.  Nem tudo é possível. Você não vai dar conta de tudo. E você pode não querer se dedicar ao ideal de vida que estão te oferecendo, sabe?

Ver o melhor em cada situação, encarar erros como oportunidades de aprendizado, esse olhar positivo pra vida é legal sim. Mas tudo bem se você não conseguir o tempo todo. Tudo bem ficar chateado e frustrado. Tudo bem desistir se aquilo não faz sentido mais pra você. Viva a sua vida porque só você sabe o que é melhor pra você nesse momento. E amanhã pode mudar, claro.

Conta pra mim aqui nos comentários como você lida com esse excesso de positividade e se você também sente essa pressão.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP