Afaste-se da produtividade tóxica

05:00


Já falei aqui sobre como acredito que a produtividade é um conceito pessoal e subjetivo e que tem a ver com uma sensação associada a fazer coisas que te fazem bem e estão ligadas aos seus objetivos. Mas esse não é o conceito que todo mundo costuma usar quando referencia esse tema então achou-se por bem separar as definições mais cruéis com o termo "produtividade tóxica" e é pra deixar claro que não é disso que eu falo na Avesso que vou tocar nesse assunto aqui hoje.

A produtividade é tóxica quando promove um desequilíbrio na sua vida, quando te faz desrespeitar o seu ritmo, quando te coloca em estado de ansiedade e competição extremos a ponto de te fazer mal e adoecer.

A produtividade está muito associada a resultado que sempre foi relacionado diretamente ao fazer, agir e trabalhar. Ao longo dos anos a humanidade tem evoluído o suficiente para questionar isso e perceber que o resultado também precisa de limites e equilíbrio para acontecer.

Mas, no dia a dia a gente nem sempre percebe que está sendo cruel com a gente mesmo e adotando uma produtividade tóxica. Para te ajudar, resolvi listar algumas atitudes que levam a esse conceito que não nos faz nada bem:
  • você se compara com as pessoas a sua volta e acha que deveria conseguir fazer mais do que faz hoje nunca ficando satisfeito (ler mais livros, fazer novos cursos, praticar mais exercícios, emagrecer, ganhar mais dinheiro, viajar mais e a lista só aumenta)
  • você está sempre ocupado, acelerado e sem tempo para coisas que são importantes para você e mede seu sucesso a partir da quantidade de atividades que realizou no dia
  • você se sente constantemente sobrecarregado, irritado, estressado e ansioso descontando nas pessoas a sua volta e adoecendo constantemente

Se você se percebe com alguns desses comportamentos, é importante repensar isso e buscar alternativas mais saudáveis e que respeitem a sua individualidade.

A alternativa para a agressiva produtividade tóxica pode ser a produtividade compassiva, por exemplo, termo cunhado pela mestra Thais Godinho que trata de "olhar para dentro e trazer essa percepção do que é mais natural, sensível, menos agressivo à nossa natureza"

Descansar, parar, olhar pra dentro, observar, refletir, são também ações necessárias e promovem um estilo de vida mais saudável, mais humano, mais equilibrado. Isso é super possível e você pode usar a organização para te levar para esse lugar de leveza que a produtividade pode ocupar na sua vida. 

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP