Preparando a volta às aulas em meio a pandemia

05:00


Seja você uma estudante (vale faculdade, pós, concurso e o que mais você quiser) ou uma mãe com filhos em idade escolar, é chegado o momento de preparar para a volta às aulas. Ano passado os preparativos foram um pouco por água a baixo por conta da pandemia, mas agora já aprendemos com isso e tá tudo pronto né? Bom, estando ou não o post de hoje é pra dar uma geral na organização do recomeço nessa área da vida tão importante. Vem comigo!

Uma coisa importante pra começar é entender o contexto. A pandemia não acabou (infelizmente ainda vamos ter que conviver com os riscos até que todos possamos nos vacinar ) e em cada localidade e instituição de ensino as aulas vão retomar de um jeito. Em algumas vão permanecer apenas online, em outras vai rolar um esquema misto (online + presencial com revezamento de alunos) e em algumas outras vai voltar apenas em modo presencial com cuidados especiais. Entender que existem essas possibilidades já ajuda a gente a organizar, porque dá pra se preparar pras três:
  • Apenas online: é importante checar os equipamentos, aplicativos e qualidade da internet, organizar a estrutura de pastas e arquivos e mexer no que não funcionou em 2020. Já tivemos um ano para entender os nossos pontos de atenção e preparar pra um 2021 mais produtivo nas aulas online!
  • Apenas presencial: as coisas não serão como antes, o vírus está a solta e a vacina vai demorar para chegar para todos. Os hábitos de deslocamento, alimentação, higiene e cuidado com os materiais e vestimentas vão mudar. Fica atento as mudanças e se antecipa para necessidades de manter estoque de máscaras e álcool em gel.
  • Presencial + Online: eu acho que esse é o formato mais desafiador e é o que a escola da minha filha vai adotar. É um misto das duas anteriores e significa estar sempre mudando a rotina o que vai levar mais tempo para adaptar, mas ao mesmo tempo promove uma retomada gradual que ajuda os pequenos a se adaptarem as novidades.
Todos possuem seus desafios particulares, vantagens e desvantagens e a gente precisa se adaptar e se preparar para otimizar ao máximo os benefícios em cada um.

O que não muda independente do modelo de ensino é que você vai precisar:
  • revisar o estoque e comprar material escolar: papeis, cadernos, lápis, canetas, você tem tudo o que precisa para estudar? Seja de acordo com a lista de material da escola ou com seu gosto pessoal, comprar o que for preciso com antecedência e preparar tudo é parte do ritual de volta as aulas.
  • organizar o cantinho de estudo: guardar o que não vai usar mais, abrir espaço pro novo, deixar as superfícies livres, deixar um calendário, equipamentos e materiais próximos e prontos para uso, reduzindo as distrações no ambiente e facilitando o foco e a atenção.
  • organizar a rotina de estudo: entender os novos horários, adaptar as novas atividades, reservar tempo para estudar, assistir as aulas, descansar e organizar os materiais para que seja um ano equilibrado, leve e produtivo.
Por aqui eu tô animada com meus estudos (tô sempre estudando, adoro!) e com os da minha filha (mais do que ela, diga-se de passagem) com quase tudo organizado (tá faltando só encapar alguns livros e etiquetar). E você, como está a organização da volta as aulas por ai?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP