Organizando a Volta as aulas!

05:00

O ano começou e o assunto do momento para os organizados é a volta as aulas, certo?  Ok, o carnaval também está chegando e muita gente ainda está de férias. Mas a lista do material escolar está ai e o quanto antes começar a organizar, melhor, certo? E isso vale dos pequenos até os que estão na faculdade. Para garantir um ano bom de estudos a organização precisa estar presente. Dá uma olhada nas dicas para não se desesperar:
  • Organize o ambiente de estudos.  Esse é o principal. É importante definir um espaço para o estudo, seja criança, adolescente ou jovens na faculdade. Uma mesa ou bancada, gaveta e/ou prateleira para os livros, cadernos e outros materiais. Se puder, faça um calendário ou um mural na parede mais próxima para as listas de atividades e provas, trabalhos e tarefas de casa. Outra dica importante é eliminar os estímulos nesse espaço. Evitar televisão, videogame, poster de banda e o que mais puder tirar a atenção dos estudos.
  • Triagem do material do ano anterior. Caso ainda não tenha feito no final do ano, aproveite agora a motivação da virada do ano para desapegar dos lápis quebrados, canetas que não funcionam mais, mochilas e uniformes rasgados. Doe os livros e tudo mais que estiver em bom estado e não será necessário nos próximos ano. Faça um inventário do que fica, isso vai facilitar na hora de confrontar com a lista de material escolar. Caso precise manter livros e cadernos para filhos menores mas os mesmos não serão utilizados esse ano, passe os materiais para prateleiras mais acima ou armários mais altos de pouco acesso. Não esqueça de etiquetar as pastas com a série e ano para facilitar resgatar quando necessário.
  • Organize a compra do material escolar. As escolas costumam disponibilizar as listas logo cedo e pesquisando com antecedência é possível fazer uma grande economia. Verifique se não tem algo supérfluo, questione e veja se já não tem algo em casa ainda em bom estado e pergunte para os amigos com filhos em idade semelhante. Para quem está na faculdade, só quando começar o semestre é que os professores indicam livros para as matérias (pelo menos era assim na minha época) mas já da para adiantar com caderno, post-it, canetas e afins, além de separar um dinheirinho para os livros (ou para xérox mensalmente dos capítulos necessários).
  • Para as crianças menores, veja a necessidade de compra de uniformes em tamanhos maiores. Nessa fase eles crescem muito rápido. É importante também fazer ou comprar etiquetas com o nome dos pequenos para os objetos que precisam ir na mochila ou ficar na escola. Existem alguns sites que fazem customizadas, você pode fazer você mesmo no computador, ou se tiver, usar uma etiquetadora. Dependendo da quantidade de coisas a etiquetar, é importante começar logo.
No mais, é importante envolver os estudantes na organização explicando o quanto facilitará o dia-a-dia de estudos deles. Uma boa dica é já tentar planejar com eles os horários e rotina de estudos. Faça uma agenda semanal mapeando as atividades extra-curriculares e o horário das aulas e nos espaços livres determinem o tempo para as tarefas de casa e estudos e o tempo para a diversão. A rotina é super importante para desenvolver o hábito da organização e vai fazer com que o rendimento escolar melhore bastante.


Bom retorno as aulas minha gente!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP