Organizar para melhor se adaptar

05:00



Você já deve ter escutado ou lido a frase (de Leon Megginson e não de Darwin, aliás) que fala que “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, não é? Pois então...a pandemia nos deu um exemplo bem forte recentemente da importância de nos adaptarmos às mudanças impostas pelo nosso contexto e que mostrou  o quanto essa habilidade faz toda a diferença no nosso bem estar.

Mas o que é que, na prática, a gente pode fazer para lidar com as mudanças de maneira mais leve, o que significa exatamente essa habilidade de adaptação?

Eu acredito que pra gente desenvolver nossa capacidade de adaptação é importante se manter curioso e corajoso (o que não significa eliminar o medo, hein!). Curioso para ficar atento às mudanças e ao impacto em si mesmo, na sua vida e a sua volta. E corajoso para agir, experimentar, errar e aprender a lidar com o risco.

Outra coisa que eu acho que ajuda é a organização, claro. Eu vejo organização em tudo, meio que como a linguagem de funcionamento das coisas, mas sendo mais direta, ela te ajuda a esclarecer a sua visão, perceber o que é possível antecipar e então planejar estratégias e controles.

Pensa comigo...o mundo está mudando cada vez mais rápido, a tecnologia evoluindo, clima de competição, conhecimento sendo produzido exponencialmente...ou seja, mudança o tempo todo. E se as coisas estão mudando, a gente precisa se adaptar. E para se adaptar a gente precisa aprender a lidar com a mudança de uma maneira mais leve.

Então vamos lá...se algo mudou e você precisa se adaptar a algo novo, o que você pode fazer? Você pode estudar para aprender sobre aquilo, pode experimentar pra ver como se sente em relação àquilo, pode observar pra perceber os impactos reais daquilo e pode até agir para tentar retroceder e voltar a como funcionavam as coisas antes (impor resistência se for contra seus princípios e valores pessoais, por exemplo) . O que quer que seja "aquilo", viu?

No fim das contas, as adaptações só acontecem se você realmente quiser. Tudo que é imposto costuma te afastar ainda mais do seu objetivo porque você se fecha interpretando qualquer sinal de alteração como perigo. Então pense bem sobre o o novo e decida o que quer realmente fazer, como vai lidar. Isso por si só é você dando o primeiro passo para a adaptação.

O que não dá pra fazer é ignorar a mudança e seguir fazendo as coisas como sempre faz sem refletir se ainda faz sentido, sabe? Se tá tudo mudando tão rápido, será mesmo que a gente precisa se manter engessado a velhos hábitos e processos?

Tudo precisa ser revisado de vez em quando...o que a aceleração tem feito é exigir que essa revisão aconteça com uma frequência maior, percebe? Isso é você se adaptando.
Resumindo, seguem algumas ideias de como você pode se organizar para se adaptar melhor mudanças:
  • Reservar um tempo para se manter atualizado sobre as mudanças
  • Categorizar e filtrar as informações que realmente fazem sentido para você
  • Listar e planejar a execução de ações que podem te ajudar a lidar com o novo que surgir
  • Revisar periodicamente seus objetivos, processos, rotinas, projetos e hábitos
Agora me diz aqui nos comentários se faz sentido para você e que passo você pode dar hoje para desenvolver a sua habilidade de adaptação?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP