Como ter rotina com uma agenda inconstante

05:00

 
Quem aí acha impossível (ou muito difícil) ter rotina trabalhando como autônomo ou em um trabalho em que as demandas se alteram diariamente? Esse é o tema do post de hoje porque essa é uma dúvida super comum e que impede muita gente de ter um dia a dia mais leve.

A primeira coisa que a gente precisa alinhar é que o trabalho é apenas uma área da sua vida e que existem outras áreas que podem ser mais estruturadas, o que já seria justificativa suficiente para ter rotina se eu concordasse com você de que ter uma rotina com um trabalho inconstante de fato fosse impossível.

Mas vamos imaginar que nada na sua vida é constante, tudo muda a cada dia, da hora de acordar a hora de ir dormir. Você não tem hora nem pra comer! Como ter uma rotina nessas condições?! Minha resposta é: encontre padrões! Mesmo quando tudo muda o tempo todo, algumas coisas permanecem. Você pode não ter hora para acordar, mas ao acordar sempre dá tempo de tomar banho e cafe antes de ir pro trabalho, ou na hora do almoço (não importa a hora que isso seja) sempre dá tempo de checar seus e-mails e mensagens no celular. Percebe o que eu estou falando? Encontre os seus padrões de comportamento...as sequências de atividades que acontecem e se repetem, ainda que não todos os dias.

O seu trabalho pode mudar o tempo todo mas ter um certo padrão nos dias de reunião de equipe, ou no final do mês, ou quando tem uma entrega importante. Normalmente dias assim são comuns e se repetem. Após a pandemia também é comum ter os dias de presencial e os dias de home office, por exemplo. Você pode ter uma rotina estruturada para cada uma dessas configurações e isso ainda vai ser uma rotina, mesmo sem ser igual todos os dias. O importante é que você sabe o que precisa fazer quando calhar de ser um desses dias padrão.

Isso nos leva ao conceito de rotina, que é um conjunto de atividades e processos que se repetem. Se repete é rotina, não importa se só repete de mês em mês ou de ano em ano, entende? Estruturar uma rotina é apenas documentar as atividades que precisam ser realizadas em um determinado contexto para te guiar, te ajudar com um direcionamento para que você não fique perdido gastando tempo pensando em como fazer o que precisa ser feito (inclusive comer, aliás, já perdi a conta de quantas pessoas esquecem de comer por conta da falta de rotina no trabalho, viu?).

Outra coisa que é legal a gente entender sobre rotina é que você pode orientá-la através de marcos de tempo ou de marcos de atividade (já fiz um post aqui sobre isso). Muita gente pensa que precisa ter horário definido para tudo para chamar isso de rotina, mas basta ter uma sequência de atividades. Existem também diferentes níveis de detalhamento em uma rotina...você pode detalhar no nível de atividade ou pode definir apenas o bloco de tempo...trabalho pode ser um bloco na sua rotina e você não precisa definir exatamente o que vai fazer a cada dia.

O que nos leva ao conceito de planejamento que é diferente de rotina. A rotina é a base, a estrutura, o conjunto de processos que se repetem. O planejamento é específico para um período e pode ou não ser mais detalhado que a rotina. Na sua rotina pode ter: acordar, atividades físicas, higiene, trabalho, almoço, trabalho, família, lazer e dormir. E no seu planejamento da terça feira da próxima semana pode ter acordar, ir a academia, me arrumar no vestiário da academia, ir ao trabalho, preparar reunião da tarde, almoço de negócios, reunião com cliente, elaborar relatório, casa da sogra, dormir. Percebeu a diferença? Dentro da estrutura de rotina você planejou o que deseja fazer.

Planejar detalhadamente o seu dia a dia com muita antecedência quando a sua agenda é inconstante é mais difícil realmente. Mas você pode sim ter uma rotina e pode sim planejar o seu dia a dia. A diferença é que você pode ter mais de uma rotina definida variando por contexto de trabalho, ou uma rotina menos detalhada e seu planejamento pode precisar ser feito com um pouco mais de frequência do que uma vês por semana que é o que costuma acontecer.

Enfim, meu objetivo com esse post foi te mostrar que é possível, desde que você deixe de lado ideias preconcebidas do que é rotina e planejamento e lide com a sua realidade. Organização é para todos, você só precisa adaptar a sua realidade ao invés de tentar repetir fórmulas prontas, combinado?

Vou deixar aqui uma lista de outros posts sobre rotina que podem te ajudar:
Se precisar de ajuda me chama e se ficou com alguma dúvida mais específica é só deixar nos comentários desse post. 

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP