Um pouco das minhas leituras de 2021

05:00

Ler é uma delícia, eu amo. Já dei dicas aqui de como ler mais e sempre compartilho um pouco do que estou lendo (tem uma playlist lá no youtube chamada Biblioteca de Alice, já viu?). Na newsletter semanal quando termino de ler um livro compartilho minhas impressões e dou dicas. Hoje resolvi trazer um pouco disso nesse post falando sobre os livros que li em 2021 (a lista completa segue no final do post) e como eles me impactaram ou se relacionam com o universo da organização e produtividade.

Separei em quatro grandes temas ou impactos que os livros tiveram em mim, mas isso não significa que um mesmo livro não possa despertar coisas diferentes em pessoas diferentes, aliás, alguns dos livros que li poderiam facilmente aparecer em mais de uma categoria.

Ampliando a percepção sobre o mundo - quando fui distribuir os livros fiquei impressionada ao perceber que essa foi a categoria que li mais esse ano. Foram coisas bem diferentes e muito puxadas pela minha nova graduação em Psicologia, mas também um movimento meu de ampliar o olhar para o que me cerca.

Sobre a mulher na sociedade, o uso das redes sociais, a produtividade tóxica que nos leva a exaustão, o cinema, a mitologia e a filosofia como reflexos da sociedade, a política, a pandemia e tantos outros temas que permeiam nosso dia a dia e que é importante nos mantermos atentos a respeito de como influenciam nossas escolhas e rotina.

Quanto mais a gente conhecer sobre o contexto em que estamos inseridos, mais clareza teremos das nossas escolhas e melhores serão nossos planejamentos.

Livros que entram nessa categoria: Mafalda feminino singular, Engenheiros do caos, Filosofia para ocupados, Sociedade do cansaço, A psicologia vai ao cinema, Deuses para Clarice, Cartas a um jovem terapeuta, Política é para todos, Notas sobre a pandemia, Questões do nosso tempo.

Melhorando as relações - eu na verdade acredito que todos os livros que eu leio acabam me ajudando a me relacionar melhor com as pessoas porque os livros nos possibilitam um exercício de empatia. Um mergulho em outros mundos, nos olhares e sensibilidade de cada autor.

Eu percebo que faz uma diferença danada cultivarmos nossas relações, cuidarmos de quem amamos, interagirmos com respeito, entendermos as diferenças como caminho para agregar e potencializar a criatividade e desenvolvimento. Perdemos muito tempo reclamando, julgando, alimentando conflitos. 

Podemos nos relacionar de maneiras mais leves e busco sempre conteúdos que me auxiliem nesse caminho.

Livros que entraram nessa categoria: Vivendo a comunicação não violenta, Cartas perto do coração, O que move as paixões.

Lidando com a maternidade - eu não sei como é pra vocês, mas pra mim ser mãe é um aprendizado diário e busco sempre informações diferentes sobre o tema para me ajudar. Claro que com filtro, não dá pra acreditar em tudo que a gente lê por aí. A gente lê, reflete, busca mais informação, reflete mais um pouco e então absorve o que faz sentido no nosso jeito particular de maternar. Aliás, isso deveria valer para muitas outras coisas né?

Esse ano confesso que me dediquei pouco a leituras mais leves nesse sentido. A rotina da maternidade me fez buscar informações em outras fontes. Pesquisei muito sobre aprendizado, desenvolvimento e os impactos da pandemia nas crianças. Sigo vivenciando por aqui esses impactos e buscando forma de lidar melhor com eles.

Livros que entraram nessa categoria: Mãe fora da caixa, Brincar é fundamental.

Refletindo sobre mim mesma - essa foi a minha segunda categoria com mais livros em 2021. Confesso que todo livro mexe comigo de alguma maneira e vira tema na terapia ou fonte de auto-observação. Eu acredito que a gente se conhece se observando e percebendo como as coisas com as quais entramos em contato refletem na gente ou nos fazem sentir.

Foi um ano de luto com a perda do meu pai então foi importante refletir sobre isso. Sobre sentimentos, sobre propósito, sobre escolhas, sobre pausa, sobre a vida, sobre o tempo. Eu acredito que para organizar qualquer coisa a gente precisa primeiro entender mais sobre a gente, o que é importante, o que faz a diferença nas nossas escolhas e prioridades. Recomendo investir nessa categoria um pouquinho sempre.

Livros que entraram nessa categoria: O lado bom do lado ruim, Encontre seu porque, os quatro compromissos, notas sobre o luto, Niksen, erra uma vez, enquanto eu respirar, a alma precisa de tempo.
Se você gosta de ler, tem outro post também sobre livros que me influenciaram que você pode gostar.

Segue abaixo a lista completa dos livros que eu li com o link para o Skoob, plataforma que utilizo para organizar minhas leituras e incluir as resenhas (você pode me seguir por lá também):
Agora, me conta aqui nos comentários se já leu esses livros e o que achou.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP