O que 2022 nos reserva?

05:00

 
Ano passado fiz um post sobre o que 2021 nos reservava e falei sobre a importância de fazer do ano novo que se aproxima um momento de novas possibilidades e escolhas para nós. Continuo achando isso, claro, mas hoje eu quero falar um pouco mais sobre o nosso contexto contemporâneo para que possamos fazer planos mais reais.

Bom, eu continuo não tendo bola de cristal, então não espere previsões. Mas talvez algumas percepções realistas possam te ajudar a lidar melhor com o que vier e tirar o peso (que eu ajudei a colocar ano passado) de que tudo está nas suas mãos.

O que eu percebi esse ano, por exemplo, é que não vivemos isolados em uma ilha e o que acontece do outro lado do mundo (ou nem tão longe assim) nos afeta diretamente. Pode parecer óbvio, mas a gente vive olhando para nosso próprio umbigo achando que podemos definir cada passo que será dado e isso não é verdade. Isso nem é organização aliás, viu? Organização tem a ver com aprender a observar e lidar com o caos, pois ele virá.

Outra coisa que é importante perceber é que juntos somos bem fortes, se quisermos, claro. O poder da empatia, dos relacionamentos, da compaixão é algo bem lindo e potente de ver. E eu não estou falando só de ações de caridade não viu? Pode ser simplesmente ajudar um vizinho segurando a porta do elevador. Sabe aqueles pequenos gestos do dia a dia que a gente ignora? Não ignore!

Já passou da hora também da gente parar de tentar controlar as coisas e buscar a perfeição, mas não custa nada reforçar. Se a gente continuar nessa agonia e ansiedade a gente vai adoecer. Não só individualmente mas também enquanto sociedade.

E um outro aprendizado super importante é o de observar e refletir sobre como as coisas que acontecem a nossa volta impactam a nossa vida. Não menosprezar e nem superestimar. Sentir de verdade, perceber os limites, experimentar, faz toda a diferença.

2022 nos reserva mudanças, esperança de retomada, possibilidade de novas escolhas individuais e sociais (eleições vêm aí). Que a gente possa lembrar que não estamos sozinhos no mundo e valorizar o poder que isso tem. Que a organização possa ser compartilhada e usada como uma ferramenta para dias mais leves e produtivos. Sem pressão, com menos ansiedade, com mais empatia e respeito.

Que venha um 2022 de muita vida e saúde pra compensar as perdas de 2021.

O ano tá acabando e eu vou tirar umas semanas de férias, mas sábado que vem tem post com os melhores do ano. Aproveita pra deixar aqui nos comentários seus desejos para o ano que vem, pelo menos do que você quer ver mais por aqui. Construir juntos é sempre mais divertido!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP