O que dá sentido ao seu tempo?

05:00

 
Sabe aquela sensação de que o tempo é relativo? De que o ano passou rápido ou devagar demais dependendo da relação que tivemos com ele? Isso tem a ver com o sentido que a gente dá ao tempo e é por isso que hoje vamos conversar um pouco mais sobre esse assunto...

O sentido que a gente dá ao que acontece na nossa vida tem a ver com como a gente interpreta. Se entende como algo positivo ou negativo, prazeroso ou não. Se é gostoso, a gente quer mais, se não é a gente tende a fugir. E é a partir dessa nossa visão a respeito das coisas que a gente vai atribuindo valor às nossas experiências e consequentemente ao tempo que dedicamos a elas.

Já deu pra ver como isso tudo é super pessoal e varia de pessoa pra pessoa né? Mas em linhas gerais, anos, meses, horas, minutos que foram bons pra você você quer que durem mais e deixam a sensação de que o tempo foi pouco. Assim como o contrário também acontece, de o tempo parecer passar mais devagar quando você está fazendo algo super chato.

Pode parecer meio óbvia essa reflexão, mas ela é essencial para a gente conseguir perceber a nossa sensação de produtividade ao longo do dia por exemplo ou mesmo pensar em maneiras de tornar o dia a dia menos acelerado.

Se a chave está na sensação e no sentido que você dá a como está usando o seu tempo, você pode por exemplo buscar adicionar ilhas de prazer ao longo do dia. Aquelas atividades que te recarregam, que te deixam feliz, que você curte fazer. Além disso, você precisa ter consciência de pra onde está indo o seu tempo.

Quando a gente fala em prioridades, planejamento e nível de importância, a organização pode ganhar um tom meio pesado. Então a sugestão que eu dou aqui hoje é que você passe a pensar na sua percepção a respeito das atividades, no sentido que elas fazem (ou não) pra você. Uma rotina que leva esse princípio em consideração com certeza vai te trazer uma sensação boa, de que o tempo tá fazendo sentido.

E ler esse post, fez sentido pra você? Sente que usou esse tempo de maneira produtiva? Conta aqui pra mim nos comentários!  

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP