Se organizando para votar

05:00



Sim, eu vou falar de política aqui. Resolvi porque acho que é meu papel e porque a organização também pode ajudar nisso. Já que é pra fazer sua vida melhor, temos que falar de política. Eu sei, é um assunto que soa um tanto chato, a gente anda meio desestimulado com tanta coisa errada rolando, mas é como o Imposto de Renda, é obrigação, então, melhor se organizar.

Não se preocupe que não vou falar sobre meus candidatos, ou qualquer candidato que seja. Só vou te mostrar como a organização pode te ajudar nesse momento em que as eleições se aproximam. Afinal, nós organizados não deixamos pra última hora não é verdade?

Não saca nada de política? Então recomendo uma série da Jout Jout no youtube bem explicativa sobre o assunto, clica aqui pra ir pro video #01 e vai seguindo. Ela explica até as atribuições de cada cargo e aquela parada complexa das coligações e voto de legenda.

  • Estuda os candidatos. Isso, não vai na do amigo, da tia, do marido não. Esses caras vão decidir muita coisa na sua vida pra você delegar essa escolha pra terceiros. Dá pra saber mais sobre as propostas nos sites dos partidos e dos próprios candidatos. Os que já tiveram mandatos anteriores como parlamentares você consegue saber mais no aplicativo Meu Deputado.
  • Escolha seus canditatos comparando as propostas com seus valores pessoais. Eu sei que eles prometem muita coisa que não cumprem depois, mas pelo menos vota em quem tem propostas que estão na linha do que você acredita, sabe? Imagina que você é contra a privatização, por exemplo e acaba votando num cara que é a favor, ou vice-versa? Melhor procurar saber antes, né?!​
  • Separa os seus documentos. Não deixa pro dia não, já procura o titulo de eleitor pra confirmar a zona e sessão. Afinal, você pode até preferir ir votar só com a identidade, mas tem que saber qual a sessão que vota, né?
  • Confere o seu local de votação. As vezes eles mudam porque deu algum problema com a escola sei lá, melhor garantir.
  • Anota os candidatos em um papel. Sério, é muito número pra decorar e você não pode usar celular na urna então vai ter que ser no papel mesmo.​ Da uma olhada na ordem: deputado federal (4 digitos), deputado estadual (5 dígitos), Senador 1 (3 digitos), senador 2 (3 digitos), governador (2 digitos), presidente (2 digitos). 
  • Já vê o horário que você vai votar e planeja sua rotina. Eu prefiro ir logo cedo. Mas como a escola onde eu voto fica na frente da minha casa, dá pra ver pela janela se tá muito cheio ou não e então definir que horas é melhor. Mas, se você não tem esse privilégio, pode tentar se organizar evitando os horarios de pico. Achei essa materia aqui na internet de 2010 que diz que o TSE divugou que os horarios de pico são entre 10 e 14h nas capitais. 

Bom voto! ​ Lembra que é o seu momento de participar da vida do país e faça isso de uma forma consciente. A democracia é massa e se a gente não cuidar dela corre o risco de perder algumas liberdades conquistadas, então se joga!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP