Estudando em grupo

05:00



Desde que o mundo é mundo a gente tá sempre se juntando pra refletir sobre os mais variados assuntos. Faz parte do nosso instinto de sobrevivência, viver em grupo ajuda a gente a evoluir. E nos estudos, será que essa tática também vale? Estudar em grupo ajuda ou atrapalha?

Bom, estudar é uma coisa que eu adoro fazer, já deu pra perceber, ne? Confesso que gosto mais de estudar sozinha, mas devo admitir que estudar em grupo também tem o seu valor. Vem comigo que eu te explico o motivo.

Sabe quando você acha que sabe o assunto e aí alguém te faz uma pergunta e você percebe que não sacou tanto assim? O estudo em grupo te dá esse toque. E, mesmo quando você sabe de fato, aprende ainda mais, porque ensinar é uma excelente forma de reforçar o aprendizado. Outra coisa que funcionava super bem comigo é que juntos fazíamos associações diferentes, ou dávamos risada de algo e isso acabava me ajudando a memorizar.

Mas para o estudo em grupo funcionar é preciso seguir algumas boas práticas:
  • Estude sozinho antes. Você tem que ter pelo menos lido alguma coisa, ou o estudo em grupo vai ser uma grande perda te tempo e você ainda vai se sentir mal se comparando com os outros.
  • Estabeleça regras. Vai ser uma sessão tira-duvidas? Vocês vão fazer exercícios? Vão reler o assunto juntos? Alguém que saca mais do assunto vai palestrar? Alinhar as expectativas evita frustrações.
  • Escolha bem o seu grupo. Pessoas com níveis de domínio do assunto muito diferentes não vão trazer bons resultados.
  • Planeje com antecedência. Definam o local, os assuntos a serem estudados, os materiais necessários.  
  • Evite distrações. Esse é o maior perigo de estudar em grupo. Amigos juntos sempre vão gerar assunto e se vocês não se policiarem vai virar um happy hour ou sessão fofoca e não vai ser nada produtivo. 

Agora me diz você...prefere estudar em grupo ou sozinho? Tem alguma estratégia para o estudo em grupo funcionar melhor por aí? Deixa seu comentário e aproveita e compartilha o post com os amigos pra já ajudar o próximo estudo em grupo a se tornar mais produtivo! ;)

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP