Em ordem com o Leão

05:00

Vamos falar de imposto de renda? Eu sei, assunto chato. Mas é obrigatório, então não tem muito jeito. O prazo final para submeter a declaração do imposto de renda é 29 de Abril (em 2017 o prazo é 28 de Abril).

Para evitar problemas com o fisco, fique atento aos seguintes pontos:
  • Não deixe para a última hora. Eu sei, isso é básico e óbvio.  Mas você sabia que por volta de 50% das declarações são feitas em cima da hora? Quem deixa para a última hora pode ter problemas de disponibilidade da rede e do sistema. Muita gente ao mesmo tempo acessando pode levar a problemas. 
  • Reúna os demonstrativos necessários num mesmo local.  Seja do seu empregador, das instituições bancárias com as quais você tem relacionamento ou recibos de pagamentos realizados no ano anterior. Tudo é entrada para a declaração.
  • Baixe os sistemas direto do site da receita federal para evitar cair em algum golpe e instale no seu computador. (em 2017 basta um sistema)
  • Preencha a declaração de preferência utilizando o arquivo da declaração do ano anterior como base (isso facilita pois o sistema gera uma versão já colocando os valores do ano anterior e você só precisa preencher o valor desse ano).
  • Antes de submeter verifique se a melhor opção para você é a declaração simplificada ou completa. Faça a simulação,  acontece de em uma opção você ter que pagar e em outra receber.
  • Depois de ter submetido salve uma copia do recibo e da declaração em sí em um local seguro e faça backup.  Esses arquivos devem ser mantidos por pelo menos 5 anos.
  • Fique atento a pendências e necessidades de ajustes identificados pela receita. As multas são altas caso seja pego nas auditorias e fiscalizações.

Se você optar por utilizar os serviços de um contador, ainda assim é importante organizar as informações que precisa passar para ele, além de exigir que ele te passe os arquivos da declaração para que você possa fazer esse controle.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP