Como lidar de maneira mais leve com o retorno das férias

05:00


 
Nas empresas é bem comum a gente se preparar para as férias deixando as coisas organizadas pra quem fica. Mas e sobre a organização necessária quando a gente volta? Não sei você, mas a minha volta de férias é sempre um período meio conturbado em que eu demoro um pouco para entrar no ritmo e acho que precisamos falar sobre isso para que a organização possa deixar esse retorno mais leve. Bora?

Quando a gente sai de férias do trabalho, a gente viajando ou não, idealmente a gente para de realizar atividades relacionadas a ele. Para conseguir fazer isso sem que a empresa tenha problemas, normalmente documentamos nossas atividades, atualizamos nossos pares e líderes sobre os status, deixamos tudo encaminhado para que na nossa ausência seja possível outra pessoa tocar as atividades. 

Isso geralmente significa dedicar um tempo à organização e passagem de conhecimento no período pré-férias se você é funcionário e antecipação e programação de atividades se você é empreendedor. Se você não faz nada disso, é uma boa prática para começar a seguir que pode evitar que você seja incomodado no período de descanso (fica a dica).

Mas e quando você volta de férias? Acontece a mesma coisa? Minha experiência mostra que nem sempre. Na maioria das vezes a gente cai de paraquedas no trabalho com um volume enorme de demandas que não evoluíram quando você estava fora ou de coisas novas que se acumularam aguardando a sua volta. Resumindo: caos total. Não é raro que a semana pós retorno seja desgastante e de trabalho extra, um contraste imenso com o que você estava vivenciando quando de férias.

O que usualmente eu indicaria para você seria você antecipar ao máximo antes de sair de férias, para que no retorno você já tenha deixado coisas prontas a ponto de diminuir a sobrecarga (tipo antecipar vendas, ultrapassar metas, produzir e programar conteúdos, automatizar processos). Mas ultimamente eu tenho experimentado um novo jeito de encarar esse momento de retorno que é: me cobrar menos.

Vamos normalizar o fato de que a volta das férias (e qualquer mudança de rotina brusca aliás) demanda um tempo de adaptação e que nossa energia de execução estará comprometida a ponto de não nos programarmos para muitas atividades no retorno. Isso envolve alinhamentos, claro (clientes e equipe) mas envolve também um planejamento e organização para que as férias e o seu retorno delas possam acontecer sem maiores prejuízos.

Ao invés de se forçar (ou ser forçado e cair na pilha) para voltar ao ritmo intenso de antes, que tal se dar o tempo para se adaptar? Fazer as coisas com calma, se ambientar do que rolou na sua ausência, listar o que precisa ser feito, organizar os controles, negociar prazos e programar execuções mais complexas para as semanas posteriores? Ao poucos você vai se readaptando e você vai sofrendo menos.

Eu tirei férias de uma semana agora em Julho. Alinhei com os clientes, agendei para um momento de menor impacto para o meu negócio e antecipei o que deu em termos de postagens. Me desliguei. Na volta, o primeiro dia foi de reuniões e ambientação, organizei controles, e ao longo da semana fui retomando a produção de conteúdo. Fiquei sem post no blog e sem news e tudo bem. 

Você pode ter sentido saudades ou nem ter percebido. Mas o ponto é que foi importante para mim me dar esse tempo. E eu acho que compartilhar isso com você te ajuda a perceber que você também pode experimentar esse acolhimento consigo mesmo.

Não sei se você percebeu, mas algumas dessas dicas e boas práticas funcionam bem também para a volta do final de semana ou até mesmo para o início do dia dependendo de como você lide com esses momentos na sua rotina. 

Experimente pra ver o que mais pode te ajudar nesse sentido. E use a organização a seu favor respeitando os seus limites e otimizando o que for preciso para facilitar a sua vida. E outra coisa legal pode ser levar um pouco das férias para a sua rotina.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP